Uma das grandes reivindicações das cidades do Alto Tietê podem ser atendidas pelo Estado. Trata-se do funcionamento da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) 24 horas.
Na semana passada, o Governo de São Paulo entregou sete Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) com atendimento 24 horas e 10 novas salas DDM online para ampliar o suporte às mulheres vítimas de violência.
Nenhuma delas é para o Alto Tietê, mas a entrega abre expectativa para que a região também seja contemplada.
As delegacias, que funcionavam até as 18 horas, passam a atender ininterruptamente, inclusive aos finais de semana e feriados, nas cidades São José dos Campos, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Piracicaba e Araçatuba. Com isso, todas as regiões passam a contar com uma DDM com atendimento 24h a partir deste sábado.
O estado de São Paulo passa a contar com 141 Delegacias de Defesa da Mulher e todas contam com policiais treinados para atender esse tipo de ocorrência, além de ter uma estrutura própria com um ambiente acolhedor. Para a delegada coordenadora das DDMs, “essa expansão significa que independentemente de onde a mulher estiver, ela poderá contar com um atendimento especializado a qualquer momento, e representa um marco no combate à violência doméstica e familiar no estado”.
Em 2024, as DDMs prenderam mais de 10,6 mil agressores e instauraram mais de 98,9 mil inquéritos policiais para apurar os crimes de violência contra mulheres.
Neste sábado 10 novas salas DDMs online de atendimento exclusivo às mulheres também serão entregues nas cidades de Caçapava, Iguape, Ibiúna, Porto Feliz, Cosmo´polis, São Sebastião, Itupeva, Louveira, Várzea Paulista e Junqueiro´polis.
O estado passa a contar com 162 espaços que permitem que as vítimas de violência doméstica ou familiar sejam atendidas por uma equipe especializada da Delegacia de Defesa da Mulher por videoconferência para registro de ocorrência e solicitação de medidas protetivas.




