quarta 21 de fevereiro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 21/02/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Copa do Mundo do Catar 2022

Com gol de Casemiro, Brasil vence a Suíça e garante vaga nas oitavas de final

Seleção ainda tem um último compromisso nesta primeira fase, contra Camarões, nesta sexta às 16 horas

28 novembro 2022 - 15h23Por Fernando Barreto - da Redação

Sem vencer duas partidas seguidas desde 2010, Casemiro fez um golaço que deu mais uma vitória brasileira e garantiu a classificação do Brasil às oitavas de final da Copa do Mundo do Catar. A seleção venceu a Suíça por 1 a 0 em partida duríssima pela segunda rodada da fase de grupos.

A seleção tinha dúvidas para os substitutos de Neymar e Danilo, mas foi com Casemiro, jogador pouco lembrado, que a vitória aconteceu. A seleção ainda tem um último compromisso nesta primeira fase, contra Camarões, nesta sexta às 16 horas.

O Brasil ainda chegou a balançar as redes aos 19 minutos do segundo tempo, mas foi anulado por impedimento. O jogo, no geral foi morno, com poucos lances perigosos contra a seleção. Mas a defesa armada pelo adversário funcionou até o fim do jogo, quando Casemiro fez.

Primeiro tempo

O primeiro tempo se resumiu a muita troca de passes entre os zagueiros da seleção. E a Suíça na defensiva. O objetivo era manter a partida "morna", e levar o empate. Nos poucos lances que foram ao ataque até assustaram, mas sequer finalizaram.

O primeiro grande lance do Brasil saiu aos 12 minutos, com Militão, que está de titular no lugar de Danilo, roubar a bola na altura do meio campo. Ele rapidamente tocou para Paqueta, que fez um toque na ponta para Richarlison. O atacante brasileiro achou Vini Jr. na área, mas os defensores suíços tiraram a bola.

Assim como na estreia, o Brasil enfrentou um adversário de difícil espaços. Muito utilizado, Vini Jr. protagonizou o grande momento do primeiro tempo. Aos 26 minutos, Raphinha, que estava apagado, muito por conta do estilo de jogo brasileiro em usar mais o lado esquerdo, achou Vini Jr. entrando sozinho na área. Em um lançamento certeiro, Vini não conseguiu finalizar, e apenas "empurrou" com o joelho.

Aos 38 minutos e aos 46 minutos a Suíça tiveram os melhores lances. Primeiro o atacante dominou dento da área, sozinho, conseguiu girar e ao chutar foi travado por Thiago Silva. Sem perigo.

E nos acréscimos, Em cobrança de escanteio, a bola passou lisa até a segunda trave, mas ninguém do Brasil ou da Suíça apareceram. Alex Sandro pegou e tirou da grande área.

O detalhe inusitado deste primeiro tempo ficou com uma pequena queda de energia aos 44 minutos. Mas rapidamente voltou ao normal e a partida seguiu.

Segundo tempo

Tite voltou para a segunda etapa com Rodrygo no lugar de Paquetá. O jogador do Real Madrid entrou bem e fez bem a função que seria de Neymar. Trouxe dinâmica.

Mas os adversários voltaram bem tão quanto a seleção brasileira. E o primeiro grande lance saiu aos 8 minutos, com a Suíça. Em bola cruzada, o atacante recebeu sozinho na área, tentou passar para o companheiro, mas Thiago Silva interceptou.

A partida se seguiu ainda truncada no meio campo. Com a Suíça ameaçando mais. Até aos 19 minutos, com roubada de bola no meio campo, Bruno Guimarães tocou, Richarlison conseguiu desviar. A bola sobrou com Rodrygo, que passou para Vini Jr. O atacante, com a maior naturalidade, fez o gol. 

Mas na origem da jogada, Richarlison voltava de impedimento. O gol foi anulado.

Até os 40 minutos, a partida ficou travada. Sem grandes chances. Foi então, que em nova roubada de bola, Vini Jr. tocou para Rodrygo, na entrada da área, e viu Casemiro passado do seu lado. O atacante deu um toque por cima para o volante, que esperou a bola pingar e deu um chute de três dedos. Agora sim validado.

Nos acréscimos, Vini Jr. e Rodrigo, duas vezes, tiveram chances de ampliar, mas desperdiçaram.  

Tite ainda colocou em Bruno Guimarães no lugar de Fred, Alex Telles no lugar de Alex Sandro, Antony substituindo Raphinha e Gabriel Jesus no lugar de Richarlison.