domingo 14 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Esportes

Suzanense destaca precisão de 'laser para barreira' em primeiro teste em amistoso de futebol

Aparelho mede a distância correta entre a bola e a barreira

13 abril 2022 - 12h06Por Lucas Lima - de Suzano

O suzanense Oscar de Oliveira, conhecido por ser o inventor do fute-tênis, promoveu um amistoso de futebol, na noite de terça-feira (12), para testar a "trena a laser". O aparelho mede a distância correta entre a bola e a barreira em uma falta. A partida ocorreu no Estádio Municipal Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, em Mogi das Cruzes.

De acordo com Oscar, a invenção serve para aprimorar o esporte. O inventor explica que é comum ver a barreira distante entre 7 a 11 metros da bola. "É um erro", frisa. A regra oficial da Fifa estabelece que os jogadores devam ficar a 9,15 metros. Para corrigir estas falhas nas partidas, Oscar inventou a "trena a laser", que faz a medição correta para auxiliar os árbitros nas partidas.

O primeiro teste do aparelho em uma partida ocorreu, na terça-feira (12), entre os times amadores Entre Amigos 2 x 2 Bertioguinha. Oscar avaliou como positivo e ressaltou a precisão da medição a laser. "Impressionante. Cheguei e apitar o jogo, para testar, e ficou provado tudo aquilo que já esperava. Os jogadores se posicionaram correto. Outra coisa sensacional foi ouvir elogios da arquibancada. Torcedores disseram que ficou nítido a distância correta", comentou.

Oscar ainda afirmou que as imagens e os vídeos do jogo serão encaminhados para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). "Falei com o vice-presidente da CBF, Fernando Sarney, na segunda-feira (11), e ele disse que vai me receber mais uma vez para apresentar a invenção aos árbitros da confederação", concluiu.

Conforme publicado pelo DS em junho de 2021, Oscar de Oliveira patentiou a ideia de usar uma trena a laser para medir a distância entre a bola e a barreira em uma falta de jogo de futebol.

Além disso, desde 2020, Oscar busca ser reconhecido como o idealizador do chip na bola, sistema usado atualmente para detectar se a bola entrou ou não no gol.