sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Região

Parceria com o Estado permite início da limpeza do córrego Itaim em Poá

Marcia Bin acompanhou o início do trabalho na manhã desta terça, que deverá ser concluído em até 9 meses

20 abril 2021 - 21h30Por de Poá
O desassoreamento do córrego Itaim, no trecho localizado ao lado da Estrada Mário Covas, próximo ao limite com o município de Suzano, começou nesta terça-feira. A ação é uma parceria entre a administração municipal e o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), e tem como objetivo melhorar a vazão das águas e reduzir o risco de enchentes na cidade. A previsão é que o trabalho seja concluído em até nove meses. 
 
Na manhã desta terça-feira (20/04), a prefeita Marcia Bin esteve no local para acompanhar o andamento dos serviços, acompanhada pelos secretários municipais Marcio Borzani (Governo e Administração) e Claudete Canada (Meio Ambiente, Recursos Naturais e Serviços Urbanos). “É uma obra muito importante porque em dias de fortes chuvas, as águas pluviais acabam retornando à cidade porque o leito do rio está assoreado”, afirmou a chefe do poder Executivo.
 
O córrego Itaim corta o centro da cidade e é o responsável pelo escoamento das águas pluviais e, por conta do assoreamento, as águas pluviais acabam retornando e causando enchentes na área central, em dias de fortes chuvas. “Este serviço era muito esperado e de extrema importância para Poá. O recurso para o desassoreamento e limpeza das margens é proveniente do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro)”, destacou Claudete.
 
O governo Marcia Bin tem demonstrado atenção em relação às questões ambientais, com a adoção de diversas medidas. “A prefeita tem dado total apoio para que a secretaria continue desenvolvendo esse excelente trabalho. Além do desassoreamento do córrego Itaim, os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) foram autorizados a atuar como agentes de fiscalização ambiental. Outra questão é o município ter iniciado as tratativas para se adequar ao marco Regulatório de Saneamento Básico do Governo Federal e para a implantação de um ecoponto na cidade, em parceria com a SPMar, concessionária responsável pelo trecho leste do Rodoanel”, detalhou a secretária.

Deixe seu Comentário

Leia Também