sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Acervo com mais de 40 mil fotos conta história de décadas de Suzano

Ariovaldo começou a publicar os conteúdos sobre a cidade ainda no Orkut; a rede social chegou ao fim em 2014

07 março 2021 - 14h00Por Matheus Cruz - de Suzano
Com um acervo de mais de 40 mil fotos que retratam a história de Suzano, Ariovaldo Pereira dedica parte do seu tempo para compartilhar os retratos da cidade. Há mais de dez anos a página “Suzano Antigo” compartilha fotos de momentos importantes do município, como celebrações natalinas, carnavais e acontecimentos que seguem na memória da população suzanense.
 
Ariovaldo começou a publicar os conteúdos sobre a cidade ainda no Orkut, a rede social chegou ao fim em 2014.
 
Com isso, foi necessário criar outras formas de divulgar todo o material guardado.
 
“Comecei fazendo publicações no antigo Orkut. Quando a plataforma foi desativada, comecei a importar os conteúdos para o Facebook, que é aonde temos a página até hoje”, explica.
 
Para construir o acervo, o administrador recebe fotos de famílias tradicionais da cidade, além de usar do seu acervo pessoal, que representa grande parte dos conteúdos que são postados na página.
 
“Vou escaneando todas as fotos que tenho. Desde as que pego emprestado ou as que me mandam de presente. Recebo bastante conteúdo das famílias mais antigas das cidades. Eles gostam de compartilhar” disse.
 
Entre o acervo que possui, Ariovaldo soma mais de 200 álbuns de fotografias. Mas, apesar de ter em mãos tantas lembranças, a ideia é que todo o material esteja ao alcance da população. Por isso, grande parte do material já foi doado para a Prefeitura. 
 
“Tenho uma página privada, em que só eu tenho acesso. Nela, eu consigo armazenar todo o conteúdo que preciso organizado em álbuns. Na verdade, o acervo é meu, mas também é da cidade. Por isso, fiz questão de compartilhar com a Prefeitura e deixar à disposição de todos que se interessam pela memória da cidade”, explica.
 
Além de permitir que a população tenha acesso aos conteúdos, a pagina virou um ponto de encontro de antigos moradores, que veem a cada publicação um pedaço da história que foi construída no município.
 
“Vejo pessoas que cresceram em Suzano mas hoje moram em outros estados e até em outros países. Eles aproveitam para deixar comentários e acabam reencontrando amigos da época. É muito legal acompanhar as histórias se encontrando através deste canal”, relata.
 
Prêmio
 
Pelo trabalho histórico e acervo fotográfico da cidade, a página recebeu a homenagem da Câmara Municipal de Suzano com a honraria “Antônio Marques Figueira”. De acordo com o administrador da página, receber o prêmio foi uma grande representação dos trabalhos feitos.
 
“Fico muito orgulhoso, foi o reconhecimento de um trabalho bem feito. É algo de utilidade pública, quase um serviço social”, finalizou.

Deixe seu Comentário

Leia Também