Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as agências de emprego de Suzano vêm registrando crescimento na procura por trabalho na cidade. Além de toda a dificuldade imposta pela pandemia, os candidatos falam que o alto nível de exigência de algumas empresas dificulta a entrada no mercado de trabalho.
A situação, porém, está bastante difícil até para quem atende os requisitos, como é o caso de Lindolfo Abade. Ele está buscando um emprego há 5 meses na área industrial. Enquanto não consegue um vaga registrada, Abade realiza bicos para evitar ficar estagnado. “Estou na luta, mas não parado. Tem exigências, atendo todas elas, mas mesmo assim está complicado”, disse Abade.
Quem também apostou nos sites de empregos foi Kelly Aparecida Rodrigues da Silva. Ela chegou a assinar um plano, mas não obteve sucesso e relata que hás muitas vagas repetidas em diferentes sites. “Aparece bastante vaga, mas não sei se é fictícia. Percebi que são as mesmas vagas em todos os sites”, relata.
Outra opção bastante conhecida são os sites de emprego. No entanto, o candidato prefere ir presencialmente. “É muito mais vantajoso procurar presencialmente. Particularmente, prefiro entregar pessoalmente”.
Kelly procura vagas no setor administrativo e contábil, porém não descarta outros setores. “Vi que aqui há vagas para o setor administrativo e contábil, por isso entrei”.
Mesmo diante da pandemia, José Maria dos Santos não parou. Ele estava em uma agência para assinar um novo contrato. “Acabou um e assinei outro”, disse.
Na agência onde a analista de seleções, Luciana Santos, trabalha são 7 vagas de emprego disponíveis para Suzano, número muito baixo se comparado a quantidade de candidatos. “A procura dos candidatos é grande, mas a demanda de vagas está baixa”, disse a analista.
Em outra agência, o número de vagas disponíveis é bem maior. São pelo menos 54 vagas disponíveis. Lenir Ferre orienta os candidatos a se manterem atualizados. “É fundamental estar atualizado, com o cadastro completo”.




Agências registram alta na procura por emprego em Suzano - (Foto: Regiane Bento/DS)




