sábado 13 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 13/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Alto Tietê tem desafio de manter 522 praças públicas em boas condições

Em Suzano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que há 70 praças. A pasta realiza serviços públicos

13 julho 2025 - 13h00Por Laura Barcelos e Yasmin Torres - de Suzano
O Alto Tietê tem pelo menos 522 praças públicas. Os espaços de lazer são mantidos pela prefeitura com serviços de manutenção e preservação, que incluem podas, roçagem, capinação e conservação de acordo com a necessidade do local.
 
Em Suzano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que há 70 praças. A pasta realiza serviços de roçagem, capinação, plantio de árvores, varrição, vistoria, conservação de bancos, mesas, brinquedos, equipamentos de academia ao ar livre, iluminação pública e vistoria e conservação das podas necessárias.
 
Além disso, a secretaria salienta que, por meio do programa “Suzano Mais Praças”, lançado em abril, a administração municipal planeja a construção de 32 novas praças em toda a cidade nos próximos anos.
 
Ferraz de Vasconcelos
 
A cidade com maior número de praças é Ferraz de Vasconcelos, segundo a Secretaria de Planejamento são 225 espaços. Conforme a necessidade, são realizados serviços de pintura de guias, roçagem e capinação, além das ações de zeladoria em geral.
 
Mogi das Cruzes
 
Mogi das Cruzes também se destaca com 192 praças públicas.
 
Os espaços recebem manutenção realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria.
 
Além disso, a administração municipal ainda destaca o programa “Adote uma Praça”, uma colaboração entre a Prefeitura e a iniciativa privada, que visa manter em boas condições de forma contínua as áreas públicas existentes na cidade. Do total de praças, 132 são adotadas por 89 empresas.
 
Os interessados em adotar uma praça devem entrar em contato com a Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria, pelo telefone 4798-5960 e consultar a relação completa de locais disponíveis. Também receberão a partir do contato com a Prefeitura todas as orientações sobre como aderir ao programa.
 
Itaquaquecetuba
 
Já em Itaquaquecetuba, há 22 praças e um parque ecológico, que recebe trabalhos periódicos de conservação. Os serviços incluem podas, roçagem e capinação de acordo com a necessidade do local.
 
Arujá
 
Arujá conta com cinco praças públicas: Praça da Igreja Matriz, Praça do Coreto, Praça Centenário, Vila Gastronômica e Praça da Juventude. Serviços de preservação e manutenção são realizados pela Secretaria de Serviços em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria de Obras.
 
Santa Isabel 
 
Santa Isabel também conta com cinco praças. Segundo a administração municipal, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços tem um cronograma de execução de manutenção para os espaços.
 
Guararema
 
Guararema não informou o número de praças públicas, mas destacou a Praça 9 de Julho, o Parque de Lazer Prof. Deoclésia de Almeida Mello e a Praça do Coreto. 
 
Na cidade, a preservação de todas as praças é realizada de maneira rotineira e contínua pela prefeitura, por meio das equipes da Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal.
 
Frequentadores em Suzano sugerem melhorias na João Pessoa e Expedicionários
 
Suzanenses sugerem melhorias nas praças da cidade para terem mais momentos de lazer. A praça dos Expedicionários e a praça João Pessoa, são algumas das principais áreas de prazer e relaxamento do centro de Suzano. Moradores do município apontam características que podem ser melhoradas.
 
Na Praça dos Expedicionários, a autônoma Alessandra Godoi e sua filha sentem falta, principalmente, de um lugar para as crianças poderem brincar. “É uma praça bem descuidada. Não tem um lugar para a minha filha brincar, um parquinho, essas coisas fazem falta”, disse Alessandra. Ela ainda destacou que: “Da um pouco de insegurança também, dá para perceber várias pessoas vindo aqui para usar drogas”.
 
Para a atendente Bianca Santos, apesar de movimentada, a praça não traz um motivo para querer visitá-la, sendo inclusive alvo de vandalismo. “A praça é bem movimentada, principalmente nos fins de semana. Eu não vejo algo que vale muito a pena, até vandalizaram uma das estátuas de Pokémon que tem, então só venho trabalhar e vou embora”, afirmou Bianca.
 
Já na Praça João Pessoa, a aposentada Maria do Socorro chegou até a ser testemunha de um assalto. “Segurança é se der, deu. Eu mesma já vi uma senhora sendo assaltada por um menino em uma bicicleta, estava sentada quando vi ele passando e roubando a bolsa dela”.
 
Prefeitura
 
A Prefeitura afirmou que os trabalhos de zeladoria em ambas as praças são realizados de maneira frequente pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O objetivo é sempre garantir espaços limpos, acessíveis e agradáveis para contemplação e lazer a todas as pessoas. 
 
Com relação às estátuas de personagens do desenho Pokémon, a secretaria lamenta que tenham sido alvo de vandalismo, mas ressalta que já solicitou à empresa responsável pela doação a reforma dos monumentos, o que deverá ocorrer nas próximas semanas. Além disso, a pasta informou que a Guarda Civil Municipal (GCM) tem feito rondas constantes neste e em outros espaços públicos, de modo a garantir segurança e combater depredações. 
 
A população tem como canal para denúncias a Ouvidoria Municipal, que atende pelo telefone 0800-774-2007 ou ouvidoria@suzano.sp.gov.br. A GCM também segue à disposição pelos números 153 e (11) 4746-3297.

Deixe seu Comentário

Leia Também