Após quase 30 anos de espera, as obras na Avenida Governador Mario Covas Junior, a conhecida Marginal do Rio Una, foram concluídas. O trecho em obras era de 2,5 quilômetros e recebeu nova pavimentação, novo paisagismo, duplicação e mais segurança para os pedestres. A partir das 18h30, desta quinta-feira (19), ocorre a cerimônia de inauguração.
A extensão total da marginal é de 3.038 metros. A atual gestão, a do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), conseguiu por meio do programa estadual "Desenvolve SP", um investimento de R$ 10.199.893,71 para concluir o projeto.
A revitalização começou no dia 28 de junho de 2018, data em que Ashiuchi assinou a ordem de serviço da marginal.
O prefeito suzanense afirma que "é de grande orgulho ser a pessoa que tirou do papel a obra". E completa: "estou acertando as contas com o passado".
"É um orgulho para mim, para os colaborares e acredito que para todos os suzanenses ver a Marginal do Una sair do papel, deixando de ser 'lenda'. Depois de mais de duas décadas, entregaremos uma via totalmente recuperada", diz o prefeito, que conclui afirmando.
"Não será a primeira vez que finalizaremos uma obra que por anos ficou parada, exemplo claro e concreto é a Arena Suzano".
As obras realizadas envolvem melhorias na pavimentação da avenida, a fim de suportar os caminhões de carga; melhorar o paisagismo, com o plantio de palmeiras, cerejeiras e grama; instalação de câmeras do sistema CSI (Central de Segurança Integrada); instalação de lâmpadas Led; modernização das pontes sobre o Rio Una; e nova sinalização de trânsito.
Segundo estudos da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Suzano, as obras na marginal permitem o tráfego de caminhões com maior fluidez, além de "ligar" duas vias principais da região, a Avenida Dr. Prudente de Moraes (SP-66) com a Rodovia Índio Tibiriçá (SP-31).
Via liga Centro com o litoral sul de São Paulo pela SP-31
A obra vai ligar a região com o litoral sul de São Paulo, como o Porto de Santos, ajudando no transporte de pessoas e mercadorias e melhorando o potencial logístico do município. Além disso, parte do tráfego pesado que atualmente circula pela Avenida Antônio Marques Figueira, deve migrar naturalmente para a Marginal do Una, facilitando o trânsito na área central da cidade.
Para o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), a conclusão da Marginal do Una vai ajudar o comércio e atrair novas indústrias à cidade, além de "reduzir em até 20 minutos a mobilidade do município".
"Os veículos mais pesados, que hoje circulam na Avenida Antônio Marques Figueira, por exemplo, poderão migrar para a Marginal do Una, abrindo uma nova opção. Desta forma, vamos liberar a área central e reduzir o trânsito da cidade. Será um efeito "dominó" positivo", afirma.
Para o aposentado Moisés da Silva Teixeira, de 77 anos, que reside há 40 anos na Rua Antônio Miguel - rua paralela à Marginal do Una -, as obras na avenida são importantes e agradece por "finalmente saírem do papel".
"Moro aqui desde quando não tinha luz no poste. De noite era escuridão total. Hoje vejo a evolução que a cidade passou, principalmente aqui na Marginal do Una", diz o idoso.
Moisés veio de Pernambuco para São Paulo em 1961, mudou-se para Suzano dez anos depois. Uma de suas filhas, Valdéria da Silva Teixeira, de 44 anos, comemora a conclusão das obras na marginal. Na opinião dela, "Ashiuchi tem feito excelentes trabalhos na cidade, e não me arrependi de ter votado nele".
Na Rua Adélio Matias, também paralela à Marginal do Una, o eletricista Robson Simões, de 32 anos, compartilha das opiniões de Teixeira. Para Simões, que mora na mesma residência desde que nasceu, a nova marginal é importante para diminuir o fluxo de veículos na Avenida Antônio Marques Figueira.
"Sou muito grato pela construção, há muitos anos aguardamos por ela", diz.
O aposentado Yasuyuki Sassabushi fez muitos elogios à obra. No momento em que conversou com a reportagem, ele se exercitava na nova academia ao ar livre, construída na Rua Antônio Miguel. Sassabushi mora nas proximidades da Marginal do Una há 15 anos.




Após quase 30 anos de espera, Marginal do Rio Una será inaugurada - (Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano)




