A Associação Comunitária Educacional Cícera Tereza dos Santos (Acects) busca parceiros para iniciar um projeto de alfabetização. A entidade conta uma filial na Rua Antônio Dias de Araújo, 108, no Jardim Margareth, em Suzano. Atualmente, a associação conta com 110 famílias suzanenses cadastradas. Em Mauá, na sede da entidade fundada em 2009, cerca de 500 famílias são atendidas.
O projeto visa atender crianças e adultos, como explica o fundador da associação e alfabetizador, Alex Trajano. “Queremos ofertar aulas de alfabetização. Para isso, estamos buscando parceiros em Suzano para iniciar o projeto e dar continuidade nas demais atividades da entidade”, disse.
“Estamos implantando o projeto Construindo Identidades para oferecer uma formação consciente por meio de aulas, programas sociais e palestras conscientizadoras com vários profissionais de várias áreas”, explica Trajano.
Trajano reforça a importância da alfabetização. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estáticas (IBGE), de setembro de 2021, apontam que 11 milhões de brasileiros são analfabetos. Outra pesquisa aponta que a taxa de analfabetismo tem caído. Entretanto, o número ainda é baixo: 6,6%. “É um direito básico de todo o cidadão. A alfabetização possibilita que o cidadão construa uma identidade. Principalmente em tempos difíceis”, finalizou Trajano.




Associação Comunitária de busca parcerias para projeto - (Foto: Divulgação)




