O Bilhete Digital QR Code entrou em vigor nesta semana nas estações da Linha - 11 (Coral) e 12 (Safira), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O sistema estava sendo testado desde 2019 e chega para substituir o bilhete unitário tradicional. O bilhete pode ser utilizado pelo celular através do aplicativo TOP, disponível para Android e IOS.
Vale ressaltar que o Bilhete Digital já estava disponível nas estações do Alto Tietê desde o ano passado, no entanto, o bilhete tradicional ainda era comercializado. A ideia é trazer mais rapidez e comodidade para os passageiros. O valor do bilhete continua o mesmo: R$ 4,40. Pelo aplicativo, o usuário pode adquirir até 10 passagens diariamente. Os bilhetes ficam disponíveis para quando ele precisar utilizar, sem prazo para expirar.
O DS foi até a Estação de Suzano, na manhã desta sexta-feira (14). A novidade pegou muitos passageiros de surpresa. Alguns funcionários ficam em frente as catracas orientando os usuários.
Mesmo a dificuldade inicial, muitos passageiros aprovaram a novidade. “Quando a gente compra muito, começa a apagar e máquina tem dificuldade de ler. E junta muito papel, já que costumo comprar mais de uma passagem”, disse Carolina Ferreira.
Tatiane Cristina Novaes também foi pega de surpresa com a novidade. Ela acredita que futuramente pode render. ‘Faz muito tempo que não ando trem. No começo tudo é difícil, mas a tendência é melhorar”, opinou.
O modo prático foi bastante elogiado pelo vendedor José Henrique Vieira. Em sua opinião, o método evita bastante fila. “Evita muito tumulto e filas. É interessante, ainda mais em época de pandemia”.
Por outro lado, ele entende que muitos passageiros poderão ter dificuldade ao utilizar o aplicativo. “Algumas pessoas, infelizmente, terão muita dificuldade para mexer no aplicativo. Não sei como será daqui para frente. Mas ficará bom”, argumenta.




Bilhete Digital QR Code entra em vigor nas Linha 11 e 12 da CPTM - (Foto: Regiane Bento/DS)




