O Bilhete Digital QR Code entrou em vigor nesta semana nas estações da Linha - 11 (Coral) e 12 (Safira), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O sistema estava sendo testado desde 2019 e chega para substituir o bilhete unitário tradicional. O bilhete pode ser utilizado pelo celular através do aplicativo TOP, disponível para Android e IOS.
Vale ressaltar que o Bilhete Digital já estava disponível nas estações do Alto Tietê desde o ano passado, no entanto, o bilhete tradicional ainda era comercializado. A ideia é trazer mais rapidez e comodidade para os passageiros. O valor do bilhete continua o mesmo: R$ 4,40. Pelo aplicativo, o usuário pode adquirir até 10 passagens diariamente. Os bilhetes ficam disponíveis para quando ele precisar utilizar, sem prazo para expirar.
O DS foi até a Estação de Suzano, na manhã desta sexta-feira (14). A novidade pegou muitos passageiros de surpresa. Alguns funcionários ficam em frente as catracas orientando os usuários.
Mesmo a dificuldade inicial, muitos passageiros aprovaram a novidade. “Quando a gente compra muito, começa a apagar e máquina tem dificuldade de ler. E junta muito papel, já que costumo comprar mais de uma passagem”, disse Carolina Ferreira.
Tatiane Cristina Novaes também foi pega de surpresa com a novidade. Ela acredita que futuramente pode render. ‘Faz muito tempo que não ando trem. No começo tudo é difícil, mas a tendência é melhorar”, opinou.
O modo prático foi bastante elogiado pelo vendedor José Henrique Vieira. Em sua opinião, o método evita bastante fila. “Evita muito tumulto e filas. É interessante, ainda mais em época de pandemia”.
Por outro lado, ele entende que muitos passageiros poderão ter dificuldade ao utilizar o aplicativo. “Algumas pessoas, infelizmente, terão muita dificuldade para mexer no aplicativo. Não sei como será daqui para frente. Mas ficará bom”, argumenta.