Uma moradora do bairro Chácara Ceres, em Suzano, reclama das condições da Rua José Guedes. Jessica Cristina Nunes da Silva mora no bairro há 32 anos e afirmou que rua sempre esteve nestas condições.
O DS foi até o local e constatou que a rua não é asfaltada, além de ser muito esburacada e apresenta um vazamento de esgoto, causando mau cheiro. Os transtornos aumentam quando chove, obrigando os moradores a conviverem com a lama e barro, que também dificultam a passagem de veículos. Também chama atenção o mato alto no entorno da rua. “O vizinho até chega a limpar, mas o mato cresce muito rápido”, conta a moradora.
Segundo Jéssica, alguns carros chegaram a quebrar por conta das péssimas condições da rua. A moradora conta que entrou em contato diversas vezes com a prefeitura, mas até então a situação não foi resolvida. “É uma vergonha. Moro aqui há mais de 30 anos e sempre foi assim. Falei com a prefeitura, prometeram resolver, mas até agora não resolveram. Quando chove, faz enxurradas. Fica difícil para os carros passarem e para nós moradores”, disse Jéssica.
Os problemas desanimaram Jéssica. Ela relatou que quase caiu na rua por conta da lama que surgiu devido às chuvas. “Não gosto de morar aqui por causa dessa situação. Estava andando por aqui recentemente e a rua estava cheia de barro. Não cheguei a cair, mas escorreguei. Prejudica demais a gente”, explicou.
A Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos informou que, ainda esta semana, mandará uma equipe para o local para analisar a situação da rua e realizar os serviços necessários.
Sobre o vazamento de esgoto na rua, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informou que o local não conta com uma rede coletora de esgoto da companhia e que também enviará uma equipe ao local "para esgotar a fossa e colaborar com a resolução do caso, resolvendo o vazamento".
A Sabesp também informou que conta com um "projeto de implantação do sistema de esgotamento sanitário que atenderá o local, cuja a execução está prevista para 2024". Enquanto isso, a companhia pede para que seja adotadas medidas individuais para a "correta destinação do esgoto do esgoto gerado.




Condições de rua na Chácara Ceres causam transtornos - (Foto: Regiane Bento/DS)




