Com a chegada do período de estiagem, que se estende até setembro, a Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, intensifica suas ações de prevenção e combate a incêndios florestais nas áreas de plantio distribuídas pelo País. A temporada seca representa um momento de maior vulnerabilidade para as florestas devido à baixa umidade do ar, vegetação ressecada e temperaturas elevadas, fatores que aumentam significativamente o risco de queimadas. Em 2024, a empresa registrou uma redução de 61% no número de ocorrências em suas áreas de plantio em todo o País, reflexo de uma atuação integrada que envolve tecnologia avançada, equipes especializadas e mobilização das comunidades locais.
“Nossas ações de prevenção e combate a incêndios são desenhadas para enfrentar os desafios ambientais com eficiência e responsabilidade. Investimos continuamente em inovação, capacitação de equipes e diálogo com as comunidades vizinhas, fortalecendo uma abordagem integrada que protege o meio ambiente, reduz impactos socioambientais e garante a segurança das pessoas e dos territórios. Assim fortalecemos nosso propósito de renovar a vida a partir da árvore e nossos compromissos de conservar a biodiversidade e promover o bem-estar e o desenvolvimento sustentável das comunidades ao nosso redor”, afirma Luiz Ribeiro Bueno, gerente de Inteligência Patrimonial da Suzano.
A estiagem eleva drasticamente o risco de incêndios florestais. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) revelam que, entre junho e setembro, ocorrem a maioria das queimadas no País, sobretudo nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Em 2023, por exemplo, o Brasil registrou mais de 140 mil focos de calor nesses quatro meses.
No estado de São Paulo, entre os principais recursos utilizados pela Suzano estão os Sistemas de Monitoramento Avançados, que operam por meio de 20 torres equipadas com câmeras de alta resolução e inteligência artificial, capazes de identificar fumaça automaticamente.




Empresa Suzano reforça ações de prevenção e combate a incêndios - (Foto: Divulgação)




