sábado 13 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 13/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Engenharia do Cuidado: o que as mulheres têm ensinado sobre futuro, território e regeneração

Engenheira Camila Santos propõe transformar práticas femininas de cuidado em método para políticas públicas, valorizando saberes periféricos, cultura popular e inovação social

11 julho 2025 - 17h24Por da Reportagem Local

A proposta criada pela engenheira de produção Camila Santos parte de uma escuta profunda às mulheres que atuam nas periferias urbanas, onde o cuidado se transforma em ferramenta de resistência, gestão e inovação social. Com mais de 10 anos de experiência em projetos de impacto, Camila desenvolve o conceito de Engenharia do Cuidado como um método aplicado à criação de políticas públicas, programas sociais e soluções regenerativas.

“Nas quebradas, são as mulheres que seguram tudo: a casa, o coletivo, o território. Quando comecei a observar como elas cuidam, percebi que ali há um saber estratégico e ancestral que pode ser traduzido em tecnologia social e virar política pública”, afirma.

A proposta nasce da vivência e pesquisa de campo com lideranças comunitárias e da tentativa de materializar um futuro possível a partir de práticas já existentes, muitas vezes invisibilizadas. Camila também compartilha esses aprendizados em sua newsletter Materializando Utopias e busca consolidar sua autoridade pública como especialista em impacto social, com foco em cuidado, cultura popular e território.

Deixe seu Comentário

Leia Também