domingo 14 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Proteção

Fiscalização integrada reforça a preservação ambiental em Suzano

Ação desempenhada pela administração municipal é tida como referência no Alto Tietê e está prevista na legislação estadual

22 março 2021 - 16h14Por de Suzano

Em pouco mais de um mês, o trabalho conjunto proposto pela Secretaria de Meio Ambiente de Suzano com a Guarda Civil Municipal (GCM) e o Departamento de Fiscalização de Posturas já flagrou três grandes ocorrências de crimes ambientais. A atuação auxilia na preservação, zelando pelas nascentes, fauna e flora presentes.

Desde o mês de fevereiro, os setores têm se empenhado em estabelecer uma força-tarefa na cidade com o objetivo de efetuar flagrantes de desmatamento, de descarte irregular de resíduos, de movimentação ilegal de terras e de outros casos semelhantes.  

A fiscalização integrada entre as frentes envolvidas, inclusive, é tida como referência regional, uma vez que esse tipo de ação está previsto na lei estadual n° 15.913/15, que dispõe sobre a Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Alto Tietê Cabeceiras (APRMATC), e é reforçado pela resolução nº 38/2020, da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, que institui a formação de grupos de fiscalização integrada na região formada por Suzano, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis.

A atuação suzanense, neste ano, já resultou em três grandes operações, sendo duas de combate ao desmatamento e à movimentação ilegal de terras, que terminaram com a apreensão de máquinas e caminhões, e uma ação sobre o parcelamento irregular de solo, que culminou na localização de materiais de obras, como banheiros químicos, containers e caixas d’água industriais. Todos os responsáveis identificados sofreram sanções administrativas e deverão responder à Justiça.

O município conta com a fiscalização diária por parte da GCM, que busca irregularidades ambientais em diferentes áreas propensas à violação da preservação na cidade. “Entre as principais regiões que sofrem com os crimes ambientais estão os bairros do distrito de Palmeiras, como Parque Samambaia, Jardim Regina e Parque Astúrias, além de outros pontos espalhados por todo o município. Estamos empenhados em redobrar a atenção e garantir a preservação ambiental em Suzano, que conta com áreas riquíssimas e intocáveis da Mata Atlântica”, destacou o secretário de Meio Ambiente, André Chiang. 

De acordo com o chefe da pasta, além da fiscalização integrada por parte do Poder Público, todo cidadão pode e deve denunciar situações suspeitas. “Nesta segunda-feira lembramos o Dia Mundial da Água (22), sendo uma ótima data para reforçarmos a importância da participação de todos na preservação dos recursos naturais, como o solo, as florestas, os animais e a própria água. Zelar pela natureza é dever de todo ser humano”, finalizou. 

Para denunciar crimes ambientais, a orientação é ligar para a secretaria responsável no telefone (11) 4745-2055 ou procurar a Ouvidoria Geral do Município por meio do número 0800-774-207, pelo aplicativo de celular “Cidadão Online” ou pelo e-mail ouvidoria@suzano.sp.gov.br.

Deixe seu Comentário

Leia Também