Um jovem, de 18 anos, cursará Física na Universidade Federal Fluminense (UFF) após realizar o Cursinho Popular Martin Luther King, um preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado por voluntários e que acontece todos os sábados, em Ferraz.
Motivo de orgulho para professores e colegas de curso, João Vitor Ferreira Gonçalves começa na UFF em 16 de março. Além dele, outros 34 alunos já foram aprovados na primeira chamada para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para o Programa Universidade para Todos (Prouni) no projeto, que é totalmente gratuito e realizado por mais de 20 professores, que tiram dinheiro do próprio bolso e dedicam tempo para formar alunos.
O professor de história e coordenador do curso, Vagner Marques, conta que os alunos têm todo o suporte para participarem do projeto. Não há cobrança de mensalidade ou alimentação. “Nunca pedi para o João, mas tenho certeza que um dia ele vai voltar e ser nosso professor”, conta.
A média é de 150 alunos que iniciam o ano no projeto. A expectativa de Vagner é que 60 sejam aprovados neste primeiro semestre, uma vez que ainda falta a segunda chamada para alunos do Sisu e Prouni.
Rotina
João Vitor é morador da Cidade Tiradentes, bairro da Zona Leste de São Paulo, e acordava de madrugada para se deslocar até o curso. “Acordava cinco horas, tomava banho e ia. O resultado é um sentimento de gratidão pelo curso e de missão cumprida”, contou o jovem.
“Sei que muitas pessoas optam por um caminho mais fácil. Consegui superar isso com a ajuda do professor Vagner. Quero agradecer e espero retribuir em dobro um dia”, emendou.
O curso
O Cursinho Popular Martin Luther King fica localizado na Rua Tapiras, 100, Vila do Americano, em Ferraz. As aulas acontecem todos os sábados, das 8 às 18h45.
As inscrições foram encerradas na última sexta-feira, 7. A aula inaugural será no próximo sábado, 15.




Motivo de orgulho para professores e colegas de curso, João Vitor Ferreira Gonçalves começa na UFF em 16 de março - (Foto: Regiane Bento/Divulgação)




