domingo 14 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 14/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Justiça Eleitoral de Suzano prevê para às 20h divulgação de resultado

Foram liberados aplicativos para contagem dos votos em tempo real, segundo as primeiras previsões

02 outubro 2022 - 13h00Por Guynever Maropo - de Suzano
O resultado da eleição geral de 2022 será divulgado hoje a partir das 20 horas nos Cartórios Eleitorais das Zonas 181ª e 415ª de Suzano. Neste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a uniformização do horário de votação em todo o Brasil. As seções eleitorais do País serão abertas às 8 e vão encerrar às 17 horas no horário de Brasília. A apuração começa no cartório após o fechamento das urnas no colegiado eleitoral.
 
Os eleitores podem acompanhar a contagem de votos em tempo real por sites e aplicativos desenvolvidos pela Justiça Eleitoral. Também pessoalmente no próprio cartório acompanhado o trabalho dos servidores públicos a fim de garantir a legitimidade da eleição.
 
A apuração das eleições brasileiras compete basicamente às juntas apuradoras, nomeadas pelos juízes das respectivas zonas eleitorais para as eleições sob sua jurisdição. O resultado dos trabalhos dessas juntas é remetido aos tribunais regionais eleitorais (TREs). Divulgam o resultado para a totalização dos votos em cargos estaduais.
 
A apuração final da eleição de presidente e vice-presidente da República é de competência privativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base nos resultados parciais remetidos pelos TREs.
 
Aplicativos
 
A Justiça Eleitoral disponibiliza uma série de aplicativos para garantir transparência a todo o processo eleitoral. Entre eles, está o aplicativo Resultados. Por meio do aplicativo, qualquer pessoa poderá acompanhar a apuração dos votos nos 26 estados e no Distrito Federal. Também está disponível uma versão da ferramenta na internet. Pelo link resultados.tse.jus.br.
 
No dia da eleição, as consultas podem ser feitas por meio do nome da candidata ou do candidato ou pelo cargo em disputa. O aplicativo informará, em tempo real, os nomes de quem for eleito ou daqueles que vão disputar o segundo turno. Também será possível verificar os índices de comparecimento e abstenção; a quantidade de votos válidos, em branco e nulos; e o número de seções totalizadas.
 
A Justiça Eleitoral ainda disponibiliza outros aplicativos. Como o Boletim na Mão, o e-Título e o Pardal. Oferece serviços como o Tira-Dúvidas pelo WhatsApp e o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições.
Orientação que os aplicativos sejam baixados antes do processo de apuração para evitar lentidão.

Deixe seu Comentário

Leia Também