A Prefeitura de Suzano, por meio da Ouvidoria Geral do Município, recebeu 1.714 mil demandas entre janeiro e abril deste ano. O serviço de atendimento é o canal direto entre o munícipe e a prefeitura, ele acolhe solicitações, reclamações, elogios e sugestões sobre os mais variados assuntos do cotidiano suzanense. Durante o período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as atividades estão sendo realizadas de forma remota.
Neste primeiro quadrimestre, os principais assuntos recebidos pela ouvidoria foram a respeito de poda e supressão de árvore (144), bem como denúncias sobre o funcionamento irregular de comércios, empresas e estabelecimentos durante as restrições estabelecidas pelo Plano São Paulo (120), onde a atividade presencial de serviços não-essenciais é suspensa. Em outras 96 solicitações, a Vigilância Sanitária foi acionada para atender demandas desta natureza.
Outros pontos de destaque também foram as denúncias de maus tratos aos animais (115), acolhidas pelo Setor de Bem-Estar Animal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, assim como as notificações de limpeza de terreno (113) e os trabalhos gerais de manutenção em vias públicas.
Em respeito às determinações municipais de combate à Covid-19, atualmente a ouvidoria realiza atendimento preferencialmente à distância. O serviço pode ser acessado por meio dos telefones (11) 4743-1796 e 0800-774-2007, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Também é possível entrar em contato por meio do aplicativo de celular “Cidadão Online”, pelo e-mail ouvidoria@suzano.sp.gov.br ou pelo site oficial da Prefeitura de Suzano, no link (bit.ly/ouvidoria-suzano). O prazo de resposta varia entre 10 e 30 dias, de acordo com cada tipo de necessidade.
Ao receber as demandas da população, a Ouvidoria Geral do Município analisa e encaminha a mensagem para os órgãos responsáveis pelo assunto, para que as devidas providências sejam tomadas e os moradores tenham suas demandas solucionadas.
De acordo com o controlador-geral do Município, Sadao Sakai, a pasta mantém um trabalho constante para garantir uma linha de diálogo confiável e responsiva, de modo que a população possa contatar com facilidade a administração municipal a qualquer necessidade. “A participação ativa da população permite que a prefeitura possa se aprimorar constantemente, de modo a sempre oferecer um serviço público de qualidade”, reforçou.




Ouvidoria de Suzano atende 1,7 mil demandas nos primeiros quatro meses do ano - (Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano)




