sábado 13 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 13/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Pernilongos incomodam moradores em bairros

Com o calor e as chuvas de verão, o aparecimento do inseto é bastante comum

13 fevereiro 2022 - 11h30Por Thiago Caetano - Da Reportagem Local
Moradores de Suzano continuam sofrendo com ataques de pernilongos. Com o calor e as chuvas de verão, o aparecimento do inseto é bastante comum. Em alguns pontos, no entanto, a quantidade de pernilongos acaba trazendo transtornos para os moradores.
 
Um dos que convivem com esse problema é o pintor Adilson Vaz, de 50 anos, morador do Jardim Nazareth. Para amenizar o problema, Vaz comprou telas e as instalou nas janelas de sua residência. Ele mora próximo de um córrego, o que piora a situação. “Tem muito pernilongo. Pedi para instalarem as telas nas janelas. Nesta época é terrível. É o transtorno que passamos por lá”, relata.
 
Na Rua Paraná, no Centro de Suzano, também é comum encontrar pernilongos. É o que diz o comerciante Rogério Lamim. “Tem uma quantidade bastante considerável, principalmente à noite", afirma.
 
Patricia Antune Sato trabalha em uma casa de doces, na esquina entre as ruas Paraná e Baruel, também no Centro. Ela também acaba recebendo as visitas indesejáveis dos insetos. “Aqui aparece muitos pernilongos. Incomoda”. E o problema também acontece em sua residência, na Vila Amorim. Ela não possui telas para evitar a entrada dos pernilongos. “Precisa fechar a janela durante a noite. Não tem jeito”, conta.
 
A dona de casa Simone Adriana, de 32 anos, mora na vizinha Mogi das Cruzes, mas visita sua mãe, moradora do Jardim Santa Helena, em Suzano. Ela afirma que o problema é real e ocorre, na maioria das vezes, durante a noite. “Eles incomodam bastante. Difícil até para dormir. Ela comprou as telas. Não teve jeito”, disse.
 
No ano passado, moradores de um condomínio localizado na Avenida Armando Salles de Oliveira, na altura do Jardim Nena, reclamaram da infestação de pernilongos no bairro. Uma das moradoras chegou a encaminhar uma foto ao DS mostrando a quantidade de pernilongos que matou dentro de sua casa. As telas são as maiores aliadas para evitar a entrada dos insetos e é a principal recomendação da Coordenação de Controle de Zoonoses de Suzano. Além disso, o órgão recomenda que os moradores evitem água parada em vãos, pratos de vasos, além da utilização de inseticida doméstico.
 
Segundo a Secretaria de Saúde do município, as ações do setor de Zoonoses ocorrem em situações envolvendo animais transmissores de doenças, o que não é o caso do pernilongo. Ainda segundo a pasta, o setor realiza ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, chikungunya e zika realizando visitas a locais de risco e imóveis especiais, “a partir de suspeitas de transmissão de doenças”. 

Deixe seu Comentário

Leia Também