segunda 20 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Suzano recebe contribuições de universidade sobre planejamento urbano

Município está sendo referência para estudo de instituição americana que pode auxiliar na elaboração de planos de bairro

13 abril 2024 - 15h30Por de Suzano

A Prefeitura de Suzano está recebendo contribuições da Universidade de Buffalo, localizada no Estado norte-americano de Nova Iorque, para aprimorar os projetos de planejamento urbano da cidade. O município está sendo referência para um estudo de caso desenvolvido pela instituição, que pode auxiliar o Poder Executivo suzanense na elaboração de planos de bairros. A primeira apresentação referente a esse trabalho ocorreu nesta quarta-feira (10/04), de forma on-line.

Quem detalhou o estudo foi a professor da Universidade de Buffalo, a arquiteta Kristine Stephany, que é a coordenadora do estúdio no qual o trabalho vem sendo elaborado. Por parte da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação participaram o titular da pasta, Elvis Vieira; a diretora de Planejamento Territorial, Eliene Coelho; o diretor de Projetos, Ricardo Hatiw Lu; a coordenadora de geotecnologias, a arquiteta Camila Girotto; a arquiteta da Diretoria de Habitação, Letícia Mianni; e a estagiária de Arquitetura, Clara Aguiar.

A análise buscou identificar características de localidades distintas do município, contemplando um bairro de cada região da cidade. Assim, o estudo se propôs a entender de que forma poderiam ser implementadas melhorias para a habitação e utilização dos espaços públicos no Cidade Boa Vista, que se tornou referência para o processo de urbanização da região norte; no Jardim Monte Cristo, uma localidade tradicional e antiga na região central, que faz limite com o município de Poá; e o Caulim, na região sul, que tem recebido importantes intervenções de infraestrutura por parte da administração municipal, especialmente no que diz respeito ao abastecimento de água.

O trabalho apresentado por Kristine Stephany indicou novos modelos de habitação a serem adotados em futuras políticas públicas, levando em consideração as áreas de risco que são identificadas nestas localidades. O bairro Jardim Monte Cristo e Caulim, por exemplo, acabam sendo impactados pelo transbordamento dos rios Guaió e Taiaçupeba. Assim, além dos serviços de desassoreamento desses corpos d’água, projetos de planejamento territorial também melhorariam a qualidade de vida da população em dias de chuvas fortes.

O secretário ressaltou a relevância deste tipo de contribuição para a elaboração de políticas e projetos para o município. “Esse estudo de caso será muito relevante para nossas ações. A troca de informações com a Universidade de Buffalo nos dará condições de proporcionar importantes intervenções que qualificarão os espaços públicos, darão subsídios para as políticas habitacionais e tornarão o município mais resiliente frente às adversidades climáticas”, ponderou Vieira.

Deixe seu Comentário

Leia Também