Táxis e veículos de aplicativos, como Uber, podem utilizar os corredores de ônibus, em Suzano, para circulação e paradas para embarque e desembarque. O assunto vem sendo discutido também em cidades do Estado, como São Paulo.
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, Suzano não conta com uma regulamentação para corredor de ônibus.
“Portanto, não há proibição de uso das vias e pontos de parada para embarque e desembarque das demais modalidades de transporte de passageiros, sempre em observância das normas de trânsito”, informou a Secretaria de Transportes. Atualmente, Suzano conta com 151 táxis, divididos em 16 pontos.
Em São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) sancionou a lei que autoriza a circulação de táxis em faixas e corredores de ônibus em São Paulo. Segundo a Prefeitura de São Paulo, a lei apenas consolida uma autorização para a circulação de táxis em faixas e corredores exclusivos de ônibus que já estava em vigor, por meio de Portaria da SMT (Secretaria Municipal de Transporte) desde 2019.
No entanto, agora a nova lei dará respaldo jurídico à categoria, caso haja alguma contestação da medida. Em 2014, o Ministério Público ingressou com ação para retirar os táxis dos corredores, em São Paulo.
OPINIÃO
O taxista Allan da Silva é a favor de liberar os corredores de ônibus para os táxis, “se fizerem assim como é no Centro de São Paulo, vai ser mais uma vantagem para os passageiros”, afirma. “A maior parcela de passageiros que utiliza os táxis são pessoas idosas e preferem utilizar o táxi por se sentirem mais seguros", explica.
Segundo Allan da Silva, em 2016 foi discutida lei que regulariza o uso dos taxistas caracterizados que é legalizado pela Prefeitura. A maior parte dos carros são pratas e possuem um logo de identificação, tem um número de identificação na lateral e o número de telefone para os passageiros ligarem para fazer as reclamações.
“Acredito que por ter este tipo de regularização, foi o que ajudou a voltar a frequência de passageiros. Essas medidas, garantem mais segurança aos passageiros”, conta.
Apesar disso, o motorista ressalta que deveriam criar um aplicativo para os passageiros chamarem os táxis de qualquer lugar. Seria semelhante a esses aplicativos de carros, a diferença é que seria comandado pela prefeitura. Dessa forma, atrairia muito mais passageiros, porque sem o aplicativo os passageiros têm que ir nos pontos de paradas dos táxis.
“Já foi reivindicado esse pedido, mas nunca chegou um retorno para os taxistas”, conclui.




Taxistas podem utilizar podem utilizar os corredores de ônibus em Suzano - (Foto: Isabela Oliveira/DS)




