domingo 14 de dezembro de 2025Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 13/12/2025
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

UPA 24h atende 213 pessoas com 80% da região norte no 1º dia de abertura

UPA foi inaugurada no último sábado (18), após 11 anos de espera por conta de um entrave na construção do equipamento

21 março 2023 - 08h00Por Guynever Maropo - de Suzano
O primeiro dia de atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, localizado no número 200 da rua Guarani, no Jardim Revista em Suzano, contou com 213 atendimentos até a tarde desta segunda-feira (20).
 
Pelo menos 80% dos serviços prestados foram para pacientes da região norte. 
 
A UPA foi inaugurada no último sábado (18), após 11 anos de espera por conta de um entrave na construção do equipamento, viabilizado por meio do governo federal. 
 
Serão 12 médicos a cada 24 horas, 20 leitos e duas novas ambulâncias para a cidade, representando o investimento de R$ 2,1 milhões em infraestrutura. 
 
Dos 213 atendimentos realizados, 204 eram referentes a moradores de Suzano, sendo cerca de 80% da região norte. 
 
OUTRAS CIDADES
 
Os demais eram quatro de Itaquaquecetuba, dois de Mogi das Cruzes, um de Ferraz de Vasconcelos, um de Poá e uma pessoa de São Paulo (1).
 
Os procedimentos realizados foram consultas médicas (clínico geral, pediatra e ortopedista), exames laboratoriais, radiografias, curativos simples, imobilização ortopédica e cateterismo vesical. Também foram realizadas 76 consultas com médico pediatra para o atendimento infantil.
 
As salas de raio-x , que fazem parte do serviços disponíveis no equipamento, foram utilizados cerca de 35 vezes para a realização de procedimento de radiologia. 
 
Até o momento não foi preciso utilizar as duas ambulâncias que estão disponíveis na unidade. 
 
ÁREA
 
A UPA ocupa uma área de 1,5 mil metros quadrados, contando com recepção, triagem, sala de medicação, sala de inalação e uma Farmácia Satélite, voltada ao abastecimento dos postos de saúde da região norte. 
 
A previsão é de que pelo menos 230 colaboradores do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), Organização Social (OS) responsável pela gestão do local, contribuam com a operação do equipamento, envolvendo a área médica e de enfermagem, administrativo, limpeza, radiologia, farmácia, bioquímica, controle de acesso e serviços gerais. 

Deixe seu Comentário

Leia Também