segunda 06 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 05/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Chegou o novo ano

09 janeiro 2024 - 05h00

Mais um ano se iniciou, mais uma oportunidade de nos aperfeiçoarmos, de nos tornarmos melhores como pessoas na vida familiar, no convívio social e no de trabalho.
A internet muitas vezes nos desliga do mundo real e nos leva a viver a vida que outros nos mostram entre sorrisos, frases bem humoradas, cheias de conteúdo muitas vezes copiadas de outros que vivem assim também tão falsamente.
Enquanto mostram sorrisos de dentes brancos, os olhos não tem o mesmo brilho e as atitudes na vida pessoal não correspondem aquilo que mostra nas suas redes sociais...
Na convivência com os familiares os problemas de comunicação e de entendimento se avolumam, não conseguem manter um diálogo franco e direto com as pessoas próximas, se isolam, não partilham suas dificuldades, não estendem as mãos em busca de auxílio onde ele seria ofertado com alegria, sem constrangimento.
Lá fora com aqueles que considera amigos se confidencia, busca auxílio que na maioria das vezes vem de maneira errada, com palavras que aparentam incentivo, mas na realidade nada ajudam e ainda os coloca na posição de vítimas dos familiares, quando não é essa a realidade.
No lar são amados, mas não conseguem como em outros tempos visualizar esse amor nos menores gestos, no café posto à mesa, nas comidinhas simples mais cheias de sabor, nas mãos que são estendidas com frequência como se buscassem ajuda, mas na realidade são de amparo e aconchego. 
A família não o torna uma vítima, sabe que enfrenta problemas como qualquer pessoa e está ali para ouvir, caminhar junto quando necessário, abraçar silenciosamente transmitindo calor, amor e muita energia renovadora.
Entretanto, a felicidade parece se encontrar distante dali, lá na tela do celular tudo parece melhor, os abraços desenhados se assemelham como verdadeiros mesmo na distância e no desconhecido de quem postou que também só o fez porque talvez também buscasse um abraço real, cheio de amor, mas não conseguiu ver esse amor bem próximo no abraço materno, acompanhado de conselhos e boas palavras...
Estamos num tempo em que damos mais crédito as mentiras que nos chegam pelas telas de nossos telefones, que na verdade deveriam ter menos uso em nosso cotidiano, do que a realidade nem sempre florida e amena que a vida virtual nos apresenta, pois, na vida real os problemas existem, nem sempre podemos sorrir o tempo todo, não é feita de belas paisagens com sons de água correndo ou do mar com seu vai e vem constante.
A vida é feita de alegrias, mas também de preocupações e percalços, de necessidades, de fome, de dias alegres e de outros tristes.
Nalguns uma vida se vai e com ela o nosso sorriso perde o brilho e a espontaneidade, fica o vazio, a tristeza, a ausência, a saudade que será permanente.
É nessa vida que de fato nos localizamos, e nela que tudo acontece, ela é real e nos ensina sempre e nela sempre encontramos alguém que nos ama de verdade e está pronto em qualquer momento para nos receber num abraço fortalecedor, numa palavra de consolo e até de corrigenda, porque errar é do ser humano e buscar acertar também.
Na vida virtual ninguém está preocupado com nossas dificuldades, a vida é alegre, cheia de lindas paisagens, de viagens maravilhosas, a felicidade é permanente, mas fictícia...
Que neste novo ano possamos todos viver a vida real, com seus ensinamentos, com suas dificuldades, mas com a evolução do ser humano para o dialogo, para a paz que Ele nos ensinou.