segunda 29 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 28/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Um assunto antigo e não resolvido... As calçadas...

16 abril 2024 - 05h00

Voltamos ao assunto, afinal não houve nenhuma melhora depois de tantas reclamações.
Tempos atrás falamos do estado precário das calçadas das cidades da região, pois, todas com maior ou menor grau de descuido e desmazelo provocam quedas que podem resultar em fraturas, machucados diversos e impedem o caminhar com tranquilidade.
Ao andar pelas calçadas do centro, principalmente em Suzano, temos que nos manter atentos em dois sentidos completamente diversos, o chão para não tropeçar nos desníveis e buracos evitando cair e não usar o celular ou não mantê-lo à vista, pois, estamos sendo observados por pessoas que se preparam para nos tomar o aparelho tão rapidamente que mal percebemos como se vestem e de onde surgiram.
A calçada em frente ao paço municipal onde se encontram os estacionamentos está em péssima situação, caminhando de tênis ainda corremos o risco de cair e sofrer um acidente.
Caminhava devagar e me desiquilibrei num espaço com falta de piso e por pouco não sofri uma queda, a pessoa que seguia atrás de mim teve o mesmo problema, mas foi rapidamente amparada por quem a seguia e, apesar do susto não caiu e teve que parar, assim como eu para se refazer.
Tempos atrás várias pessoas reclamaram da situação das calçadas do centro da cidade que se encontram ainda com desníveis e falta de piso, buracos, pisos soltos e até mesmo tampas de caixas de gordura e esgoto que balançam e nos desiquilibram quando pisamos sobre elas.
Temos que reconhecer que o acesso aos portadores de necessidades especiais está ótimo, pintados e bem conservados, entretanto, as calçadas na sequência não mereceram a mesma atenção e aí um usuário de bengala, muletas ou cadeira de rodas encontrará problemas para se locomover.
Nalgumas esquinas a quantidade de sacos de lixo e grande e por conterem restos de comida em sua maioria, atraem cães famintos e, por conta disso rasgam os sacos e espalham seu conteúdo elas proximidades, deixando o espaço intransitável.
Saciada a fome em seguida fazem suas necessidades obrigando os transeuntes desviarem das sujeiras e se obrigarem a suportar o mau cheiro que emana das fezes espalhadas pelo local.
Aliás, não somente fezes de animais ocupam as calçadas, moradores de rua defecam por ali, deixam restos de comida e suas embalagens, cobertores e até parte de suas vestimentas espalhadas impedindo o livre caminhar.
Problemas que enfrentamos rotineiramente pelas cidades da região e que certamente é de responsabilidade do poder público e dos proprietários dos imóveis que não se preocupam com sua manutenção e nem são cobrados para que façam de maneira efetiva os reparos, com a aplicação de multa quando necessário e com a cobrança do valor dispendido pelo poder público para efetuar os reparos e a manutenção.
Muitas pessoas sofreram e ainda sofrem quedas que resultam em dificuldade para caminhar com o passar do tempo, então verificamos que já passou do tempo de se estender um olhar mais cuidadoso para as calçadas que viraram depósito de lixo, de árvores mal cuidadas e de buracos que são ameaças frequentes aos pedestres...