segunda 06 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 05/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Planeta Terra a nossa casa...

05 dezembro 2023 - 05h00

Seria bom se nesse calor exasperante pudéssemos tirar umas férias e ir passar um tempo em Saturno com seus anéis e sua temperatura mais fresca, levaríamos nossa família, nossos bichos e nossas plantas, ficaríamos lá até o outono chegar com seu tempo ameno, seu colorido diferente.
Ah! Que pena que não podemos fazer isso, quando muito mudarmos para um país de temperatura mais branda... Mas, onde? Esse calor ou frio intenso está por toda parte do nosso planeta. Não há lugar perfeito mais...
Então paramos para pensar e entender o que está acontecendo e chegamos à conclusão obvia que nós, sim nós mesmos estamos destruindo tudo por aqui, com a tranquilidade de quem pode mudar sempre para um lugar mais aprazível.
É como se fossemos destruindo nossa casa vagarosamente, tirando as telhas uma a uma, arrancando o reboque das paredes, cortando a vegetação do entorno, não cuidando do jardim e podando as árvores que nos davam sombra, dessa forma em um tempo não tão distante nossa casa estará completamente descoberta à mercê das intempéries.
Além disso, colocamos fogo nos terrenos cheios de vegetação que cercavam nossa propriedade, pois, tudo nos incomoda e também porque ali podemos criar animais ou ganhar algum dinheiro que nos tornará mais poderosos.
Sim, somos nós que estamos provocando todas essas mudanças em nossa casa, o planeta Terra!
Apesar das grandes pesquisas espaciais, sabemos de antemão que não será possível, pelo menos por enquanto mudarmos de planeta e não nos esqueçamos de que o Criador aqui nos colocou, podia ter escolhido outro lugar, afinal é Ele o dono de tudo e entendeu que deveríamos cumprir nossa jornada na Terra, para aprendermos e valorizarmos a casa que nos deu, a vida que nos permitiu para evoluirmos...
A ganância, a vontade de ter poder, dinheiro, lucro nos faz desrespeitar todas as leis da natureza e, destruímos esse lugar maravilhoso, cheio de belezas naturais, com florestas magníficas, num extenso deserto. Para quê tudo isso se nada levamos quando deixamos a vida, somente causamos desarmonia entre nossos descendentes e destruição para um local que nos foi dado para aprender e evoluir...
A chuva tem chegado a muitos lugares, em muitos países com tal intensidade que casas, árvores, veículos e pessoas se assemelham a barquinhos de papel na correnteza, nem mesmo as sólidas pontes que construímos resiste a essa força da natureza.
Camadas espessas de gelo derretem como pequenos sorvetes em nossas mãos e onde está calor temos a sensação que o Sol que se encontra tão distante mudou de posição e está encostado em nossa atmosfera, agora cheia de buracos, que faz arder nossa pele e esquentar o solo e tudo que há nele como se o fogo que dele faz parte agora ingressasse na Terra nos envolvendo.
Sim, somos nós os responsáveis por todas essas mudanças drásticas que estamos vivenciando com sofrimento, seja no frio intenso, nas chuvas destruidoras, nos ciclones, nesse calor que nos faz derreter e perder a vontade de lutar. Quiçá tenhamos tempo e permissão Divina para reverter o que fizemos com nossa moradia e se isso for possível, que consigamos pelo menos amenizar os danos que causamos para que nossos descendentes num tempo não tão distante possam viver melhor e com mais respeito e entendimento...