quarta 08 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 08/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Alegria verdadeira

09 março 2019 - 23h59
Você pode estar alegre quando está festejando com um grupo de amigos, mas saindo dali o que foi feito de sua alegria? Alegria não se refere àqueles sorrisos falsos, produzidos para vender uma imagem de felicidade. Existe uma alegria que transpõe circunstâncias desfavoráveis. É possível ter verdadeira alegria, apesar dos problemas que enfrentamos no cotidiano da vida? Sim, é possível. A verdadeira alegria começa com a certeza de que tudo que passamos aqui neste mundo é temporário e de que Deus usa esse tempo para completar a obra Dele em nós. Como cristãos, não andamos pelo que vemos, mas sim pelo que cremos. Seja qual for a situação, por mais desesperadora que possa parecer, temos a certeza de que Deus está no controle de tudo. Portanto, precisamos confiar Nele! E descansar!
A alegria é um dos frutos do Espírito Santo em nós. (Gálatas 5:22) A presença do Espírito Santo em nós produz amor, alegria, paz, paciência, bondade e muitas outras qualidades geradoras de vida, as quais não conseguimos produzir apenas pelos nossos esforços. Por vezes, nos momentos difíceis, deixamos que a tristeza e a depressão tomem conta do nosso ser. Dessa forma, nos tornamos murmuradores, pessimistas, "chatos e azedos", entristecendo o Espírito Santo de Deus. A vida é difícil e, certamente, mais difícil do que uma atitude mental positiva possa suportar. Mas com alegria o peso se torna mais leve. "A alegria do Senhor é a nossa força". (Neemias 8:10) Sem alegria ficamos vulneráveis em todos os sentidos. Os sentimentos são importantes e devem ser considerados; no entanto, não devem ser os nossos principais orientadores, porque a Bíblia diz que nossos sentimentos são enganosos. Em vez disso, deixemos a verdade da Palavra de Deus nortear os nossos sentimentos. Podemos ter alegria através da gratidão, do louvor, da comunhão, da unidade, da obediência a Deus, da convivência em paz, da segurança da salvação, do amor demonstrado ao próximo, da certeza de que Deus nos ama e jamais nos abandonará. Quando você estiver passando por momentos ruins, louve o Senhor através de um cântico de adoração, através de uma oração sincera, através da leitura da Palavra de Deus. O louvor traz alegria a nossa alma. Encha a sua mente de bons pensamentos. A forma como pensamos alimenta os nossos sentimentos. Aconteceu algo ruim? Não fique escravo desses maus acontecimentos. O apóstolo Paulo nos ensina: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai". (Filipenses 4:8) Você precisa de alegria verdadeira? Deus tem para dar àqueles que O buscam. Certa vez perguntaram ao compositor alemão Franz Joseph Haydn qual a razão de suas composições sacras serem tão alegres. Ele respondeu - "Não posso fazê-las de outro modo. Quando penso em Deus e em Sua graça manifestada em Jesus Cristo, meu coração fica tão cheio de alegria que as notas parecem saltar e dançar da pena com que escrevo. Já que Deus me tem dado um coração alegre, deve me ser permitido servi-Lo com alegria". Jesus era jovial e alegre. Que possamos seguir o exemplo do nosso Mestre!