segunda 29 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 28/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

O poder da oração

14 abril 2024 - 05h00

Milagres e maravillhas acontecem quando nos levantamos em oração. A oração não deve ser o último recurso na vida de um cristão, mas sim o primeiro recurso. Orando, nós abrimos o coração diante do Senhor, lançando sobre Ele as nossas preocupações, nossos desafios, problemas, sonhos, nossas expectativas, necessidades, alegrias e tristezas. Orando, a gente recebe refrigério, direção e resposta. Orando, a nossa fé se fortalece. A oração não deve apenas fazer parte de nossa vida; ela deve ser o nosso estilo de vida. O apóstolo Paulo fala bem sobre isso: "Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas. Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus. E orem também por mim, a fim de que Deus me dê a mensagem certa para que, quando eu falar, fale com coragem e torne conhecido o segredo do evangelho". (Efésios 6:18-19) Satanás treme quando um cristão se ajoelha em oração. Se você está enfrentando uma batalha, enfrente-a orando. É fato que precisamos orar mais, seja individualmente, em família, como igreja. 
O texto de II Reis 19 conta a história do rei Ezequias em um momento de grande pressão e dificuldade. Ezequias, rei de Judá, temente a Deus, estava sendo ameaçado pelo rei da Assíria, Senaqueribe. Era uma situação de subserviência e humilhação. O oficial do rei da Assíria deu o ultimato: "Não pensem que o Senhor os salvará e não deixará que o nosso exército assírio conquiste a cidade de vocês". (II Reis 19:28-30) Diante das ameaças, com o seu coração perturbado, Ezequias foi para o lugar certo - o templo. Vestiu-se com roupas de pano grosseiro, como era costume na época. Foi quebrantado para o lugar certo e com a atitude certa. Foi procurar o profeta Isaías, que não estava. Então, Ezequias enviou-lhe uma carta em que pedia para que o profeta orasse por ele e pelo país. Isaías orou e mandou a mensagem de que Ezequias não deveria temer as ameaças do rei da Assíria. Mas as ameaças continuaram. Então, Ezequias, ele mesmo, voltou ao templo para orar. Ezequias orou e veio a resposta, através do profeta Isaías. Ele não deveria se preocupar. Deus mesmo cuidaria de Senaqueribe, o rei prepotente. O Senhor cumpriu a Sua Palavra e derrotou o exército de Senaqueribe. (II Reis 19: 32-37) Aprendemos com o rei Ezequias que, seja qual for o problema, podemos recorrer ao Senhor. Ezequias não foi prepotente e autossuficiente achando que poderia resolver tudo por conta própria. Ele foi ao templo em busca de oração e conselho! Diante da dificuldade, Ezequias confiou que o Senhor poderia fazer um milagre. A igreja de Cristo reunida em oração é uma potência! A igreja, enquanto comunidade de fé, deve ser o lugar de refúgio, oração, aconselhamento, direção, refrigério, resposta, para aqueles que a buscam. 
Ezequias foi ao lugar certo, quando enfrentou grande angústia, ameaças, uma situação desesperadora. E nós, como enfrentamos as batalhas da vida? No tempo de Moisés, havia também uma batalha a ser enfrentada. Os amalequitas vieram e atacaram os israelitas em Refidim a caminho da Terra Prometida. Então, Moisés ordenou a Josué que escolhesse alguns homens e fosse, logo de manhã, lutar contra os amalequitas. Enquanto isso, Moisés, Arão e Hur subiram até o alto do monte. Quando Moisés ficava com os braços levantados, os israelitas venciam. Porém, quando ele abaixava os braços eram os amalequitas que venciam. Quando os braços de Moisés ficaram cansados, Arão e Hur pegaram uma pedra e puseram perto dele para que Moisés se sentasse. E os dois, um de cada lado, seguravam os braços de Moisés. Desse modo os braços dele ficaram levantados até o pôr do sol. E assim Josué derrotou completamente os amalequitas. (Êxodo 17:8-13) O braço levantado de Moisés representa a oração, a intercessão. Quando intercedemos por alguém, por alguma causa, individualmente, ou reunidos, somos as mãos de Moisés levantadas. Intercessores seguram as cordas de ministérios, de campos missionários, de nações, de gerações, de vidas.