quarta 08 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 08/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Educando com sabedoria

29 outubro 2017 - 05h00
Muitos pais sofrem porque seus filhos fizeram escolhas erradas; foram por caminhos diferentes daqueles que lhes foram ensinados. Muitos pais oram e esperam por um milagre na vida de seus filhos. Esses pais erraram na educação de seus filhos? Pode ser que sim, mas também pode ser que não. Muitas vezes vivemos em relação aos nossos filhos momentos em que temos a impressão de que nada está mudando na vida deles. Desejamos tão ardentemente o que acalentamos no coração que, ao não se tornar realidade naquele momento, achamos que Deus não nos está ouvindo.
Desde o nascimento, ou até mesmo antes, acalentamos sonhos para nossos filhos. Nós os vemos crescer e idealizamos o melhor para eles. Mas nem sempre as coisas acontecem da forma como idealizamos. Nossos filhos crescem e fazem as suas escolhas. Mas se, de fato, entregamos a vida deles para o Senhor, a nossa parte é orar continuamente por eles, permitindo que Deus faça a obra que precisa ser feita. Frequentemente, deixamos de buscar a direção divina na educação de nossos filhos. Não pedimos sabedoria ao Senhor. Não consideramos o ponto de vista do Senhor que vê e sabe todas as coisas. Isso ocorreu com Ló, que acabou sendo capturado pelo inimigo, por ter escolhido viver numa terra que ele considerou boa (Gênesis 13:10-11), quando, na verdade, ela ficava no meio de um povo perverso. (Gn 13:13). Seu julgamento suplantou o de Deus. Sabedoria significa percepção e entendimento claros. Significa saber como aplicar a verdade de Deus nas mais diferentes situações e circunstâncias. É ter bom senso. É ser capaz de discernir o certo do errado. É ser capaz de perceber quando você está-se aproximando do abismo. É fazer a escolha certa ou tomar a decisão correta, ainda que custe. E somente Deus pode-nos ajudar nisso!
 
Quando a situação envolve os nossos filhos, as coisas podem-se complicar se Deus não estiver direcionando as atitudes que tomamos. Quantas vezes não sabemos que decisão tomar, que palavras usar, ou que ajuda lhes oferecer, para não transgredir os limites de pais e o direito deles de escolha?! Não há como saber, se não buscarmos as respostas em Deus; se não orarmos; se não ouvirmos a voz da sabedoria divina; se não investirmos tempo na leitura e na meditação da Palavra. Sermos pais sábios é fundamental na educação e formação de nossos filhos. E Deus está pronto a nos dar essa sabedoria - "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa". (Tiago 1:5-7) 
 
A sabedoria provê descanso renovador - "Quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranquilo". (Provérbios 3:24); confiança - "Pois o Senhor será a sua segurança e o impedirá de cair em armadilha". (Pv 3:26); segurança - "Não abandone a sabedoria, e ela o protegerá; ame-a, e ela cuidará de você". (Pv 4:6); entendimento - "Se o sábio lhes der ouvidos, aumentará seu conhecimento, e quem tem discernimento obterá orientação". (Pv 1:5) Ó Deus, peço que nos dê sabedoria e teu entendimento em cada decisão que tivermos que tomar em relação aos nossos filhos. Que possamos ver a Tua verdade e, assim, agirmos de modo que sejamos bons exemplos para eles!