quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

O ousado amor de Deus

11 agosto 2018 - 23h59
Como entender e explicar o amor de Deus? Amor que vai ao encontro do outro, que se entrega, que resgata, que acolhe, que promove. Jesus sempre ensinou que uma vida vale mais que o mundo inteiro. Mas Ele fez mais que ensinar - mostrou isso através do exemplo, da entrega da própria vida. Para fazer com que seus interlocutores entendessem a dimensão do amor de Deus pelo homem, Jesus contou parábolas (histórias que, por analogia, ensinavam uma verdade). Algumas dessas histórias ressaltavam o valor da vida humana para Deus. Na parábola da ovelha perdida, por exemplo, Jesus mostrou o amor do pastor que deixou as noventa e nove ovelhas no aprisco e foi atrás daquela que se perdeu. E não sossegou até encontrá-la. (Mateus 18:10-14 e Lucas 15:1-7) Na história do filho pródigo, o pai demonstrou a maior alegria, quando o filho perdido voltou para casa. De tão feliz, mandou fazer uma grande festa para celebrar a volta de seu querido filho. Podemos imaginar como ficou o coração daquele pai amoroso durante o tempo em que o filho esteve fora - sem ter notícia alguma dele, sem saber de seu paradeiro, sem saber se estaria vivo ou morto. Mas, pelo contexto, entendemos que aquele pai nunca desistiu de seu filho; pelo contrário, sempre esteve aguardando a sua volta ao lar. (Lucas 15:11-32) Assim é Deus, o nosso Pai - nunca desiste dos seus; ainda que estejam desgarrados do rebanho, Ele vai atrás, atravessando montes, vales, sombras, até encontrá-los. 
No Sermão do Monte, Jesus ensinou que temos um valor imensurável para Deus. E esse valor não está vinculado ao nosso merecimento. Na verdade, nada merecemos. Tudo vem em razão do amor e da graça de Deus! Hoje em dia vivemos em uma sociedade na qual o homem vale pelo que tem. Se você tem uma boa conta bancária, bens, status social, poder, sucesso, as portas do mundo capitalista se abrem para você. Você vai ao banco, por exemplo, e lhe servem cafezinho, o gerente vem ao seu encontro, os funcionários cercam você com toda educação e gentileza; enfim, todos querem ser prestativos e solícitos, porque você é um cliente preferencial, especial. Agora, se você estiver em situação de dependência desse mesmo banco, o quadro de cliente especial se inverte - de solução, você se transformou em problema para o banco. Dizem nesse mesmo mundo capitalista que todo homem tem seu preço. Tratar ou deixar-se tratar como uma mercadoria é praxe em nosso mundo. Há pessoas que pensam que todo homem pode ser comprado; outras, que se vendem como se fossem mesmo uma mercadoria qualquer. Assim é o mundo. Mas com Deus é diferente.
Querido leitor, como se vê, Deus não está preocupado com o que você tem, seja muito ou pouco, mas sim com o que você é. Ele não olha para você como uma mercadoria. Ele conhece o seu interior, sabe quem você é de fato, sonda todos os seus pensamentos, percebe todas as suas necessidades. Para Ele, o que realmente importa é o resgate e a restauração de sua vida. Jesus amou e nos ensinou a amar. Aliás, nós amamos, porque Ele nos amou primeiro. E de forma prática. O amor de Jesus foi manifestado por atos, atitudes de amor verdadeiro. O amor Dele é tão grande que chega a nos constranger, porque, na realidade, não somos merecedores de tão maravilhoso amor! O amor de Jesus foi de renúncia e entrega - um amor incondicional!