segunda 29 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 28/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

O dia de hoje

07 abril 2024 - 05h00

A vida é como um sopro. Na linha do tempo de nossa vida, o presente é o tempo mais importante. Jesus nos ensinou assim - "Não andem preocupados com o dia de amanhã, com o que vão comer, beber, ou vestir. Basta a cada dia as suas próprias dificuldades". O Deus amoroso que cuida dos passarinhos, das flores do campo, cuida também de nós! O Salmo 90, que é uma oração de Moisés, no verso 12, diz o seguinte: "Faze com que saibamos como são poucos os dias da nossa vida, para que tenhamos um coração sábio". Isso pode significar que a consciência da brevidade da vida, pode-nos ajudar a trilhar caminhos de sabedoria, para que vivamos de forma relevante o dia de hoje. Não deixemos para amanhã o abraço, a atenção, a boa palavra, o carinho, o amor, que podemos dar hoje. Nós temos a tendência de procrastinar as coisas. "Amanhã eu falo, amanhã eu faço, amanhã eu começo!" Queremos acertar um relacionamento, através do perdão, mas deixamos para amanhã. Desejamos começar um projeto novo, mas deixamos para depois. Sentimos o desejo de visitar um parente, um amigo, que não vemos há algum tempo, mas vamos adiando essa visita. Até mesmo as atividades rotineiras costumamos deixar para amanhã. Os dias vão passando, os meses também, os anos, as oportunidades. 
No tempo curto de nossa existência, devemos fazer o que nos cabe, sabendo que o tempo desperdiçado não volta mais! Daí entra também a questão da responsabilidade com o tempo que Deus nos dá. Quanto tempo da vida gastamos com coisas supérfluas! Nossa vida será o que fizermos dela. Se os nossos antepassados deixaram um bom legado, ou não, a responsabilidade pela vida é nossa. Se os nossos pais foram presentes e nos deram uma boa educação, ou não, quando chega o tempo da maioridade, a responsabilidade é nossa. As circunstâncias da vida podem nos impulsionar para cima ou para baixo. Mas somos nós que fazemos as escolhas. Não adianta ficar culpando os outros, quando as coisas não correm bem. É verdade que o ambiente tem certa influência sobre nós. Mas a decisão é sempre nossa! Não podemos esquecer que Deus nos dotou de consciência e livre arbítrio, o que significa que podemos escolher por qual caminho seguir.
O tempo que recebemos é uma dádiva, a qual devemos reconhecer e celebrar a cada manhã, quando acordamos, abrimos os olhos, com a consciência de que estamos vivos. Sejam quais forem os desafios para o dia, você está vivo! Então, anime-se e celebre esse tempo que Deus te concedeu com alegria. Valorize o tempo; veja-o como um bem precioso, que precisa ser cuidado, com muito zelo. Organize-o de forma que você possa fruir dele, desfrutar dele, com coisas boas e importantes. Viver não é só trabalhar. Mas também não é só ficar no sofá assistindo a séries, uma atrás da outra. Se buscarmos a sabedoria que vem de Deus, podemos usar bem o tempo, de forma que não falte tempo para o que importa. Fazer planos faz parte da vida. Mas temos que trabalhar hoje, dia após dia, em prol desses planos até que se tornem realidade. Se queremos publicar um livro, mas não começamos a escrevê-lo de forma disciplinada e sistemática; certamente, essa publicação não sairá tão cedo! Nós não sabemos como será a nossa vida amanhã. Não temos controle sobre o futuro, embora pensemos que sim. De repente, o imprevisto pode vir! O que deveríamos dizer é isto: "Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo". (Tiago 4:13-15) Hoje é o tempo que temos! Sejamos responsáveis em relação a este dia! Sejamos relevantes, porque o tempo é curto, e a vida é breve!