sábado 04 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 04/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Aí Vamos Nós!

09 dezembro 2023 - 05h00

O tempo vai passando e seguimos do nosso jeito. Sigo feliz, mesmo tendo lá minhas dificuldades por ontem ou por hoje. Mas continuo usando o meu espaço para propor que pensemos, que sintamos, o quanto podemos contribuir para tornar esse nosso mundo um tanto melhor. Sinto que tudo isso é o tanto de responsabilidades que temos de assumir também.
Os governantes tem obrigação de se propor, de fazer e reparar o necessário para a gente viver melhor. Mas também temos nossas responsabilidades, desde que passamos a entender que também temos um bom tanto de compromissos com o nosso Planeta e com a gente que aqui vive.
Se sabemos de nossos deveres é porque já deixamos de ser crianças irresponsáveis. Criança também vai aprendendo seus deveres. E o adolescente já sabe perfeitamente escolher entre o certo e o errado que surgir na sua frente. E o adulto deve, tem de, se reconhecer ante o mundo com suas coisas e pessoas.
Agora é Dezembro e teremos muitas oportunidades para escolher a nossa contribuição para o tempo que nos chega. Não me refiro somente às confraternizações a que somos convidados num final de ano e, em especial, diante do Natal. Logo teremos a Passagem de Ano, precisamos ter um plano, uma visão, breve que seja, do que poderá vir e o tanto a que devemos estar preparados. E no ano que vem ainda teremos eleições, temos muito a saber do que queremos mesmo.
Uns conhecidos me comentavam que terão de moderar seus gastos no ano próximo. Este ano gastamos muito, ultrapassamos o que devíamos, criamos débitos. Pois bem, teremos de planejar nosso tanto mais do que fizemos até aqui. E os nossos tantos sonhos? Será que terremos mesmo de escondê-los? Ou devemos mesmo é repensá-los de modo a que se realizem ante nossas mãos?
Você exerce chefia? Exerce liderança? Nem uma nem outra? E nem lhe interessa chegar a esses destaques? Por quê? Você tem suas parcerias? E como elas andam? Será que vão continuar? O que pode dizer para os seus colegas? Sente falta do que? O que lhe falta está nas mãos de outro? Tem certeza? Mas está projetando algo mais adiante, não é mesmo? Quer ir com calma? Faz bem. O tempo e o caminho estão a sua frente.
Quer fazer viagens? Para onde? Pode? Com quem mais?
Quer construir algo, materialmente? É viável?
O que está claro para todos nós é que precisamos mesmo de planos para seguir adiante em busca de resultados. Isso exige reflexão, com certeza. Porém, vamos nos dando conta de que é realizável, contudo, sempre temos de ir nos lançando ao início do pretendido a nossa frente. É possível que os seus planos sejam partilhados ou têm de ser mantidos reservados, escondidos dos demais? Isso é você mesmo que tem de saber. Vamos pensar.
Pois é, gente, o ano está finalizando. E temos de escolher como isso vai ser. Comemorações? Por que não? É sempre gostoso reparti-las. Foi um ano bom, com toda a certeza. Mesmo com suas partes tristes ou complicadas. 
Mas temos de buscar vislumbrar o bom que pode se fazer a nossa frente. Pense nisso, tem mais três semanas. Avante!