sábado 04 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 04/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

As Razões e as Emoções

16 dezembro 2023 - 05h00

Vivemos com estas duas peças de nós mesmos, a razão e a emoção. São muito diversas entre si e também necessárias para o nosso equilíbrio no mundo em que vivemos. Temos de passar por elas necessariamente.
Pense lá comigo. Leio bastante, como sempre fiz, mas neste momento tenho sentido uma necessidade talvez maior. Com a minha idade exigindo um entendimento forte de tudo o que me rodeia e com os projetos que me coloco, sinto a falta de novas compreensões.
Pois é, senti falta das meditações que encontro bases em textos e falas de personagens que me surgem. Sei das dificuldades da imensa maioria das pessoas em meditar. Se você não quer é porque não se apercebeu o quanto ela pode contribuir para o seu caminhar na vida que leva. A meditação nos permite relaxar por uns instantes no nosso progredir diário. Sabe como fazer isso? É difícil, temos de ir aprendendo, coisa que pede um tempinho e disposição do nosso corpo e mente. Temos de perceber um paralelo entre a nossa força física e a nossa condição reflexiva. Precisamos nos doar ao equilíbrio entre razão e emoção. Por vezes, no nosso dia, uma pode ir para um lado e a outra para mais distante. Tenta se dar conta d isso. O equilíbrio entre essas duas partes pode nos levar a uma tranquilidade muito maior ante o que nos surge diariamente.
A música suave nos permite relaxar de modo mais fácil, com toda a certeza. Tente se colocar em repouso no solo. Comece a relaxar os pés, as pernas, o abdômen, os braços, o pescoço? Os olhos cerrados. Tudo seguindo bem lentamente. 
Mas você também pode tomar um texto escrito de meditação, existem livros e revistas com tais relatos. Gosto muito dos textos do Mestre Osho, mas tem muito mais. E num espaço em silêncio vai lendo. Um repouso irá se fazendo a sua volta. 
Mas precisamos mesmo desse repouso da razão e da emoção?
Não importa o tipo de vida que você leva. Relaxar nos permite adquirir mais e melhores condições para enfrentar o que vem pela frente. E sempre nos vem algo mais. Enfrentar o novo nos reforça ante o mundo. Então se pudermos nos colocar em prontidão vamos nos adequar às situações, tantas vezes inusitadas que se nos oferecem.
Um amigo me disse que não conseguia fazer meditação. Ele levava uma vida muito agitada e sentia que isso lhe impedia de parar para “ficar pensando”, como se referiu. Disse-lhe que em especial, pelas suas próprias condições, a meditação poderia lhe acalmar, permitindo-lhe uma maior interação de sua vida.
Claro que sabemos todos que Dezembro não é um mês tranquilinho na vida de ninguém. Então, cortar algumas dessas complicações que nos assumem pode nos dar uma certa condição de capacidade para fazermos ainda mais do tanto que nos ocupa. Fiquei pensando agora, enquanto escrevia isso, no que me disseram certa vez, que “não se consegue parar as atividades físicas” para ficar “refletindo sobre a vida”. Digo que se podemos nos exercitar fisicamente, também devemos nos exercitar mentalmente.
Nada a ser cobrando. Apenas a se propor.