domingo 05 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 05/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Dá pra entender?

28 outubro 2023 - 05h00

A gente vai seguindo nessa vida até que de repente se dá conta de que algo se modificou, profundamente mesmo. São Paulo sempre foi a “Terra da Garoa”. Agora deixou de ser... Suzano nunca foi nem quente nem fria, era fresquinha, mediana. Porque ficamos em cima do Trópico passávamos por tempos amenos. Pois é, mas onde foi parar essa amenidade?
Tivemos dias quentes, super quentes por aqui. Nunca foi do nosso padrão, nem mesmo em nosso Litoral. Passei uma temporada longa no Litoral nos tempos de Pandemia. Tínhamos de nos reservar, de nos proteger. Não aconteceram praias cheias. Pouca gente se arriscava. Mas no final daquela triste temporada, com as primeiras vacinas, fomos atacados por tempestades fortes, que fizeram sofrer no nosso Litoral Norte, com deslizamentos e inundações. Daí tudo mudou.
Mudaram governos, mudaram leituras do mundo, e fomos nos apercebendo de que não era simples coisa de paulista. O tal do El Niño foi chegando e dominando, atravessando os Andes, invadindo a Amazônia, atacando os estados do nosso Sul e Sudeste, agora bagunçando por todo o País. Temos secas onde chovia regularmente, temos chuva onde se sofria com as secas. O maior produtor agrícola do mundo foi sendo atacado por fortes pressões. O equilíbrio térmico de São Paulo foi desestabilizado com inverno-meio-verão. E nem temos ideia segura do que será de verdade no Verão que virá.
De há muito sei que somos afetados de vários modos pelo mundo do nosso exterior, das coisas que acontecer fora do nosso corpo. A Lua, como o Sol, afeta nossa vida, nossas reações, como faz com o mar, por que deixaria de nos atingir fortemente? Então, sabemos que nossa vida emocional, mental, também é afetada por todos esses fenômenos externos. Quanto notamos que também mudamos um tanto nosso modo de ser? Você está agindo de modo mais agressivo? Ou de modo mais submisso? Isso tem lhe afetado nas relações familiares, ou nas sociais, no trabalho ou em todas? Já notou que seu corpo está mais sensível? Umas dores lhe incomodam mais? Coisas que gostava de com er já não aceita mais? Está se dando mesmo conta de que sua vida pessoal está sendo afetada de verdade?
Já se perguntou se tudo o que de estranho está acontecendo pelo mundo também está acontecendo com você mesmo? Ou você é dos que não quer aceitar estar passando por assas afetações que atingem a tantos? E já se perguntou por que não as quer aceitar sobre você?
De há muito atacamos o mundo natural com nossas criatividades, nem sempre felizes. Estamos vendo neste momento a Amazônia, um dos maiores biomas do Planeta, sendo ressecada. Mas não só ela, todos os nossos demais, Caatinga, Cerrado, Pampa, Mata Atlântica, Pantanal estão desandando. E nós? Como estão as pessoas? Fazendo guerras, criminalizando as relações? Já parou para tentar entender isso tudo?
Será que podemos tentar alterar para o bem esse quadro tão caótico? Podemos começar por onde? Pela Família, pelo Trabalho, pela Política, pelas Relações? Podemos fazer o Bem? Podemos agir melhor? Podemos pensar nisso? O que acha?