domingo 05 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 05/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Essa Nossa Gente...

04 novembro 2023 - 05h00

Estava fazendo mais uma leitura sobre os dados alcançados pelo IBGE sobre a nossa gente. Uns pontos me envolveram, aumentaram os números de Mulheres e de Idosos. Mesmo aqui em nossa Suzano o acréscimo exibe indicativos fortes sobre o que temos feito e o que precisaremos fazer.
Se crianças e jovens estão em redução, em forte proporção, podemos nos dar conta de que os partos estão em redução clara. E identificamos que os acréscimos nesse ponto confirmam índices anteriores, mais nascimentos não planejados, resultado de relações sexuais precoces e desatentas, quase nunca desejadas.
O aumento de mulheres em nossa população não indica qualquer planejamento, mas abre um informe de que nossa sociedade tem de se preparar para os espaços que elas irão, com certeza, ir ocupando e apresentando condições. Já sabemos que as mulheres estão, fortemente, se preparando mais do que os homens em suas formações profissionais. Claro que sei que a Educação Paulista está indo para o brejo com muita velocidade. E ainda querem reduzir os gastos com a área. Vamos levar mais tempo ainda para recuperar o perdido. Se isso é uma realidade, temos de constatar também que as mulheres ocupam muito pouco espaço na Política, o que elas mere cem e precisam oferecer-se, disponibilizar-se, mais.
Pelos gráficos do IBGE podemos perceber que os idosos tem se estabelecido com força e vontade. Chamou-me a atenção o pessoal com a minha idade, os que estão chegando aos oitenta anos. Só em Suzano, com uma população de cerda de 300 mil habitantes, essa faixa atinge cerca de 500 pessoas. Não é mesmo pouco, uma exibição significativa.
Verdade! Precisamos aprimorar nossas condições de vida na Cidade. Um amigo chegando quase aos setenta anos, recém aposentado, me pedia para cobrar dos políticos mais equipamentos de ginástica nas nossas praças. Chegamos a ter um bom número disso, mas foram sumindo, os vândalos não os pouparam. E a nossa Saúde Pública? Temos o atendimento que já necessitamos? O nosso SUS pode, e precisa, contribuir muito.
Fica claro que os governantes precisam se aproximar das Mulheres e dos Idosos, com urgência. Estamos todos em níveis nunca antes alcançados. Não fomos preparados para tudo isso. Está se tornando evidente que, em especial os idosos, mas não só eles, desconhecem as condições exigidas pelo mundo de hoje. Não me refiro apenas ao bom uso do celular, mas especialmente essa turma não aprendeu a cuidar de sua saúde como uma rotina permanente. E se oferecem a riscos e limitações. Se uma caminhada uns tantos dias por semana é coisa muito benéfica, destacadamente aos idosos, sabemos que nossas calçadas são um problema, um risco muito sério. O calçamento poderia ser padronizado.
Suzano, mesmo sendo a primeira Cidade Planejada do Alto Tietê, tem algumas calçadas bem estreitas, mas isso pode ser superado com um bom estudo de sua iluminação e arborização.
Será que podemos iniciar algumas conversações de como nos prepararmos para as constatações presentes? Quem seria contra?