sábado 04 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 04/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Feliz ano que nos achega

06 janeiro 2024 - 05h00

Que o ano venha, mesmo com seu jeito de Verão meio rígido, mas nos trazendo caminhos abertos. Sei que caminhos nós os fazemos, como afirmam os Poetas, porém, tenhamos a lucidez de mirar um adiante mais amplo e próspero. Temos, sim, de desejar algo novo e bom, positivo, não só para nós mesmos, como para toda a nossa gente. Nosso País merece bastante o Bem. Vamos torcer também que os planos que nos são oferecidos pelos Gestores Públicos cheguem a nós positivamente.
E vocês, já têm seus planos pessoais, para a sua vida seguir em frente? Permitam-me perguntar. Não vamos esquecer, a coisa nossa anda na direção que escolhemos. Se você não escolhe vai ter de se submeter ao que cair em suas mãos, ou sobre a sua cabeça, claro. Um projeto, por mínimo que seja, nos ajuda muito e sempre. Vale projetar.
Sempre miro a esperança do que pode chegar mais adiante. Há uns tantos dias escrevi um poema (“Esperança Infinita”), estimulado em versos do Mestre Pablo Neruda que já me moveu antes, diziam assim:
“...para que se fizeram/ o mar e os caminhos,/ senão para ir olhando e aprendendo/ de todos os seres um pouco.” (“Palavras à Europa”).
Versejo assim:
“esperança é o que vemos adiante/ ao olhar o oceano/ aquele imenso campo liquido/ a se fazer também infinito//
um dia/ ou talvez uma noite/ pode provocar agonia/ mas sempre abre uma luz/ que pode se tornar nosso guia//
esperança sempre nos abre caminhos/ dá indícios de algo bom adiante/ como o novo ano que irradia/ quando de nós se aprochega//
por que não investir no sonho?//
embarcar nessa viagem/ a ela o caminho do mar/ que nos abriga/ logo se faz aberto/ o vento estimula nossas velas/
direcionar-se na corrente do oceano/ você define o ponto onde chegar”
Meus irmãos, meus amigos, nunca perder a Esperança que nos alumia. Olhemos para a frente com vontade.
Claro que sabemos todos do tanto de dificuldades por que passa o nosso Planeta. Sabemos bem que é preciso avançar com nossos cuidados para manter o nosso meio ambiente em condições de nos atender com qualidade. Sabemos que nós mesmos já descuidamos muito de tudo isso. Sabemos das tantas pessoas que passam fome diariamente e do quanto, também diariamente, nos desfazemos, jogamos fora de alimentos. Pudemos perceber que em nosso amado País aumentou em muito o número de gente capaz de doar aos demais. Isso é um demonstrativo de que podemos muito além do que fazemos hoje. Um fato positivo. E temos de avançar por aí também.
Pensei em pedir aos meus queridos amigos dos Clubes de Serviço, Lions e Rotary, sobre o “Dia do Sorriso”. Esse fato acontecia há uns anos em algumas cidades do nosso Litoral. 
Os motoristas eram estimulados a sorrirem quando ocorressem algumas dificuldades no trânsito. Infelizmente o que mais vemos é gente se ofendendo e mesmo agredindo os outros ante algum problema que apareça. Podemos, com certeza, mudar essa postura. Seria muito saudável. Iluminaria o novo ano. Merecemos.