domingo 05 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 04/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Já é Dezembro!

02 dezembro 2023 - 05h00

Pois é verdade, dezembro está aí. E nós todos temos de nos preparar, vem mais a frente. Vamos pensar nas coisas novas e boas que vamos fazer, e encontrar maneiras de esquecer as coisas chatas e ruins que já vivemos, ou mesmo fizemos. Mas, vamos lá, conte, só para mim, no fundo no fundo, você só quer coisas boas? Você é igual a todos os demais...
Vejo por mim, ainda que ache que este ano de 2023 tenha andado bem mais rápido do que de costume os anos de fato andam, deu para fazer muita coisa, e ainda nem terminei. Tem sido um ano razoável, vou reconhecendo. Mas estou cheio de mais esperanças para o ano que vem. Que tal se a gente olhar o mundo com esse tanto mais de esperança? Claro que é possível.
Bom, o fato é que não sou muito chegado à disposição de ficar reclamando do que podia ter sido e não foi. Sempre fui de lutar pelas coisas que desejo em vez de ficar me lamuriando pela chuva que não caiu na minha cabeça. Aliás, como tivemos chuva! E calor! Dizem que este Verão que está pra chegar vai ser ainda mais forte, até fevereiro, com calor e chuva. Enfim, ao menos nessas últimas cinco décadas, venho me colocando na posição que quem está no lucro. 
Não acho que exagero, mesmo tendo tido uns tantos momentos no seu modo mais difícil. E não vou passar a ficar reclamando. Meu mundo tem andando direitinho. Como é que você se coloca?
Para um pouquinho, só um pouquinho. Você já vai ter um monte de confraternização agora neste mês. Então, por que deixar de participar com alegria? Um abraço faz bem. Você está aí, participe, aproveite, vai ser legal se você se lançar com vontade, com satisfação.
Você vai ter de fazer um balanço de tudo o que fez neste final de ano? Ué? Todo mundo faz isso, é natural do ser humano. Mas é só um balanço, não uma incriminação. Não fez metade do que era para fazer, as metas não foram alcançadas? Caramba, o mundo não vai mesmo acabar por causa disso, pode crer! De qualquer jeito, você vai ter de continuar. Deixe de se chatear e de ser um chato para os outros. Continue, você vai ver, tudo pode melhorar. Abrace mais gente. Olhe a luz adiante.
O caminho está aberto, como dizia o poeta espanhol Antonio Machado, “se faz o caminho ao caminhar”. Você faz o seu caminho, avance. Olhe as bordas, mas siga para a frente.
Estava aqui pensando, enquanto escrevo estas linhas, naquilo que consta da Constituição Americana, que a gente tem de ser feliz. Essa sensação de satisfação, ainda que possa ser momentânea, é coisa muito boa. Certa vez, fui criticado, quando numa tese acadêmica, defendi a ideia de que a Educação deve sempre levar à felicidade. Está bem, sei que isso de felicidade é meio complicado, a gente não consegue medir, não consegue pesar. 
Mas se nós formos mais simples, menos materialmente ambiciosos, podemos sentir a tal da felicidade. Não estou falando de prazer, coisa mais carnal, visceral, material. Falo de olhar melhor o mundo. Já é dezembro, tente!