domingo 05 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 05/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Orgulho de Ser e Poder!

21 outubro 2023 - 05h00

Posso não ser um exemplo para alguns. Sei disso. Mas lutei pelo que fiz. Dando-me conta, dia 13 de Outubro é o Dia do Escritor. E no 15 de Outubro temos o Dia do Professor. Dia 18 de Outubro, Dia do Diretor de Escola. Lembro também que em 28 de Outubro temos o Dia do Servidor Público. Como me enquadro nesses itens, vou destacando. Tenho orgulho dessas práticas. Permitam-me contar um pouco dos percursos que segui. E você tem satisfação do que faz? Tente contar aos demais um tanto do que disso.
Um dia, fora do meu País, em 1972, quando escrevia meu primeiro romance, dei-me conta de que queria mesmo era ser Escritor. Já fazia meus poemas desde 1963. Então fui cursar Letras. Quando no Mestrado na Sorbonne, fiz o primeiro trabalho acadêmico sobre a construção poética do imenso poeta contemporâneo português Eugenio de Andrade. Então, fui convidado a lecionar ali, como Professor-Assistente. Gostei mesmo. Em seguida, dei continuidade, fazendo o Doutorado e lecionando. 
Então, um acordo político permitiu a volta ao Brasil, em 1977. Aqui, continuei como Professor Universitário, depois também lecionando na Educação Básica. Coisas muito diferentes, precisava saber mais. Fui cursar Pedagogia para melhorar minhas condições.
Hoje sabemos que 60% dos professores cursam Faculdade a distância, EAD. Isso não atende a realidade. Que pena! As autoridades não valorizam os Docentes, que tem os piores salários de profissionais com formação universitária.
Depois dos anos de 1990 pude ir assistindo o severo desmantelamento, a destruição, do Serviço Público e em especial da Educação Pública, destacadamente no estado de São Paulo. Lutei por anos para impedir isso. Mas hoje vejo que se tornou programa de governo. 
Como escritor fui por lindos caminhos. Escrevi os primeiros livros da História Local da minha Cidade, recebi prêmios no meu País e no Exterior. Com agora meus 60 anos de Poesia ainda sigo pretendendo avançar.
Continuei sempre estudando, podendo mostrar em Gestão Educacional, que era possível melhorar os resultados de aproveitamento dos alunos com a formação de Equipes de profissionais nas escolas, que também se aperfeiçoavam. Todos juntos, professores, alunos, funcionários, pais, comunidade.
Hoje, aposentado, vejo, todos podemos ver, que o nosso Estado e o nosso País, está em fase bem complexa e de difícil progresso. Mesmo assim, acredito que poderemos avançar em qualidade, não apenas em nossa Educação Pública, atentos às condições do nosso Serviço Público, com mais e melhor seleção do pessoal e condições de trabalho e aos resultados. Sem privilégios a categorias como Juízes, Promotores e Militares.
Saber das dificuldades não vai jamais me fazer desistente da construção de um País melhor para a nossa gente. Tenho orgulho do que fiz por toda a vida. Mesmo seguindo para os oitenta anos de vida visualizo a Esperança que me acompanha, com apoio da Família e dos Amigos. Avante! Tentemos oferecer exemplos aos mais jovens.