quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Professora Vera Lúcia Miranda

17 janeiro 2020 - 23h59
A Professora Vera Lúcia Miranda partiu, deixou-nos nos seus apenas 54 anos de idade, vítima de um câncer no estômago. Foi-se na quinta-feira, dia 9 de Janeiro. Ao que soube, ela estava em tratamento rígido, e faleceu em sua casa. Uma perda para a nossa Educação, tanto a estadual e a regional, como a de Suzano, em especial. Uma perda nos traz esse passamento da Verinha, como a chamávamos, para os seus tantos amigos. Ela deixa duas filhas, a quem voltamos os nossos sentimentos.
Soube muito tarde do fato. Não pude comparecer nem no Velório Municipal, junto a outros amigos e familiares, nem mesmo ao Sepultamento feito no Cemitério São Sebastião, na tarde da sexta-feira, dia 10 de Janeiro. Isso me provocou um certa tristeza. Acima de tantas condições funcionais, a Verinha sempre será lembrada como uma pessoa de muita gentileza com todos.
Inegavelmente, a Professora Vera Lúcia Miranda atuou em quase todas as funções ainda existentes na Educação do Estado de São Paulo onde desenvolveu sua carreira profissional. Foi concursada, efetiva, Professora, Coordenadora, Diretora de Escola (ao que me lembre desde 2002), Supervisora de Ensino. Ela assumiu diversas atuações de Gestão e Planejamento Educacional. Em dezembro de 2012 ela foi nomeada Dirigente Regional de Ensino de Suzano, exercendo o posto por oito anos, numa época, vamos reconhecer, muito complicada. O último cargo foi de Diretora da Escola Estadual Zeikichi Fukuoka, em Suz ano.
Sempre nos demos muito bem. Ela trabalhou comigo, diretamente, em todos os cargos que exerceu. E como ocorre no serviço público, por vezes fui o Superior dela e em outras ela foi minha Superior. E sempre se portou de modo muito educado e gentil. E, um pouco fora disso, mas implicado no tema profissional, fui Professor de Gestão da Educação dela na Faculdade de Pedagogia, e ainda lembro bem de suas posturas extremamente respeitosas. Sei que também possuia Pós-Graduação em Psicopedagogia.
Assim, ela sabia bem das minhas posições e sempre que pode me ouviu, tanto sobre aspectos teóricos, como sobre assuntos do exercício educacional. E em nenhum momento deixou de assumir as posições que entendeu serem as possíveis ou as melhores para a ocasião que se apresentasse.
Como Dirigente Regional de Ensino, a Professora Vera Lúcia teve de enfrentar, à força, com certeza a maior tragédia da área educacional de Suzano, da Região, com o sacrifício acontecido em março de 2019 na Escola Estadual Prof. Raul Brasil. Ela se ocupou do caso de modo denso, buscando aliviar a tensão das famílias. E foi, mais adiante, afastada do cargo pelos novos governantes, o que surpreendeu a todos. No entanto, em reconhecimento pelo tanto que fez, recebeu da gente da Educação local, o Título de “Educadora do Ano”, no final de 2019, na Câmara Municipal d e Suzano .
A Verinha fica em nossa memória, registro em nossa Cidade.