segunda 29 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 28/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

30 Anos do livro ‘Suzano Estrada Real’

06 abril 2024 - 05h00

Tenho orgulho do meu Livro. “Suzano Estrada Real”, está bem fundamentado em toda a sua documentação, como pesquisa histórica sobre a Cidade de Suzano,SP. E, além disso, está bem escrito, permitam-me assim reconhecer, mesmo com a pretensão de se estabelecer com formação estética literária. Tomei como inspiração o livro “Guia de Ouro Preto” do Poeta Manuel Bandeira, que exibe com carinho a Cidade Mineira, garantindo suas bases documentais históricas.
Queria que este meu Livro se estabelecesse como primeiro instrumento inspirador para outros que viessem após, que seu formato fosse atraente e belo. Como pesquisador com pós-graduação universitária, sabia das técnicas formais para a redação de um trabalho fundamentado, mas, efetivamente, queria igualmente um direcionamento estético, não só para os leitores, mas também para os próximos pesquisadores que no projeto se lançassem.
Depois desses trinta anos do lançamento do Livro pouquíssimo se fez em publicação sobre a História Local da Cidade com pesquisas inovadoras. Há hoje relatos sobre famílias tradicionais e sobre alguns aspectos administrativos, importantes, claro, mas nada além. Em todas as publicações o nosso Livro tornou-se base fundamentadora necessariamente.
Pude trazer outras inspirações sobre a minha querida Cidade de Suzano, além de perto de duas dezenas de obras de Estudos e de Poesia, publiquei ainda dois livros de história. Um era o “Povo Mirambava”, sobre o antigo Clube com esse nome, hoje encerrado, em que fundamento a palavra “mirambava”, que designava o local próximo ao que hoje se localiza o Centro da Cidade. E ainda publiquei um livro efetivamente histórico sobre a Cidade, “Retratos de Suzano”, com características de pesquisa formal, ilustrado com fotografias antigas e poemas que construí na minha integração local. Ambos esses livros estão esgotados. Assim, talvez fosse o momento de pensarmos na publicação de nova edição de um del es ou do mais antigo, “Suzano Estrada Real”.
A Cidade cresceu bastante, mas, também por isso, ainda creio na importância do estudo da História Local na formação íntegra de sua população. No percurso de minha vida em relação a Suzano tenho alguns dados interessantes. Em 1957, quando aqui estive por primeira vez, a Cidade contava com cerca de 25.000 habitantes, poucos anos após sua autonomia. Quando me casei, aqui, em 1971, nossa população era de 55.000 habitantes. Em 1977, quando aqui me instalei definitivamente, a Cidade já se ampliara para cerca de 85.000. Quando publiquei o primeiro livro de História Local, em 1994, já tínhamos alcançado 160.000 moradores. Assim, se pensarmos no tema seria de se esperar que hoje já tivéssemos alcançado números muito maiores, do que agora, quando atingimos os nossos 300.000 habitantes.
Com nosso comércio em ação, com o desenvolvimento de serviços e da área industrial, seria isso tudo um demonstrativo de que estamos atingindo um equilíbrio? Assim, teríamos de nos preparar para aumentarmos fortemente e com alguma rapidez a qualidade de atendimento da nossa gente? Nosso caminho.
Obrigado Suzanenses!