domingo 05 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 05/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Setembro Chegou!

02 setembro 2023 - 05h00

Já sei que o clima está bem bagunçado, não precisa me lembrar, me chamar a atenção. Sei que fizemos muito estrago. Ainda teremos muito a reparar. Mas, me permitam, a Primavera está chegando, vem calminha, mas vai nos alcançar com seu encanto. Vai ser agora em Setembro, logo depois do Dia da Árvore. E uma linda esperança nos chega e nos envolve, com uma simpática visão do mais adiante, para a nossa gente. E como é bom ver as flores, as cores, tanta luz.
Vi os ipês pelas nossas ruas, florescendo as suas tantas cores, coisa que me seduz. Gosto disso, me envolve a chegada do Inverno em lugares frios, com seus plátanos se maquiando, levando suas folhas do verde ao amarelo, ao castanho, e depois cair. Do mesmo modo amo os chapéus-de-sol, que igualmente é árvore conhecida como amendoeira-da-praia, que vai mudando as cores para o nosso Verão. Coisas de estações do ano nesse nosso País imenso. Aliás, uma vez tentei convencer um Prefeito a plantar arvores que fossem florescentes nas diferentes estações nas laterais da pista de caminhada do Parque Max Feffer, Assim, teríamos essas floradas o ano inteiro, se alternando coloridas para os caminhantes e corredores. Até me propus para ajudar a plantar, como sei que mais gente se ofereceria. Acho que não gostaram da ideia, por alguma razão.
Uma das coisas que sempre me encantou no estado de São Paulo é que nada em seu clima costuma ser desesperador. O Inverno não é terrível, nem o Verão. Os seiscentos metros de nossa altura não nos derruba no frio. E, sem sombra de dúvida, dá uma maneirada no calor. Então, em cima do Trópico, podemos curtir um certo equilíbrio. Minha família se instalou em São Paulo vindo do Rio de Janeiro, onde passei, ainda garoto por calores intensos. Aqui era um bom calmante. Moramos em Santos também, quando adolescente, e nada era de derrubar. Sei que esse tempo já está acabando. Sei que não será tão fácil nas próximas temporadas, mas, lá no fundo do meu peito, sei que posso ter, manter, minhas esperanças. E quero passar essa sensação para mais gente. Vamos nos colocar em posição de estabilidade.
A Primavera nos vem com seu jeitinho calmo, sem cobranças, sem exigências. Sabemos que é só por um período, mas ajuda a nos estabilizarmos nos nossos cantinhos, dá para comermos mais um tantinho de pipoca. E é bom também para umas conversinhas, daquelas com amigos, com parentes, que vão seguindo sem nos cobrarem, sem exigências de adequações. O final do dia se alonga lá no horizonte bem avermelhado, nos trazendo a certeza de mais um dia no amanhã que se fará de sol. Mais um pouquinho de contentamento nos cerca. E assim seguimos com um gostinho bom na boca. Eta nois!
Mas diga lá, pensa comigo, o nosso Setembro está mesmo aí, do nosso lado. Como deixar de sentir esse arzinho no rosto. Sabemos todos que este mês não chega sozinho, vem cheio de visões que se mostram ao nosso simples olhar.
Então, deixa tudo o mais chegar. Pega esse cheiro com as mãos dos sentimentos. E vamos curtindo tudo o que vem.