segunda 06 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 05/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

A ótica da fé

28 maio 2023 - 05h00

Como lidamos com os tempos difíceis da vida? Todos nós passamos por eles. Por mais que as coisas estejam acomodadas por um tempo, sempre haverá áreas desafiadoras com as quais precisaremos lidar. A vida é um dia de cada vez! Jesus nos ensinou que para cada dia bastam as suas próprias dificuldades. "Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades". (Mateus 6:34) Depois de um dia árduo de trabalho, com tantos desafios, podemos agradecer a Deus, assim como por um dia de descanso e lazer em que pudemos desfrutar de um certo refrigério. Digo isso porque muita gente não descansa a mente nem quando está em momentos de lazer. Precisamos aprender a desfrutar de cada momento. Acredito que isso seja possível, quando aprendemos a descansar, pela fé, no Senhor, a despeito das circunstâncias. 
O apóstolo Paulo em II Coríntios 5:7 faz uma declaração importante: "Porque vivemos pela fé e não pelo que vemos". Nesse mundo vemos uma série de injustiças, somos pressionados, enfrentamos perseguições, lutamos contra as nossas fraquezas; em alguns dias as coisas correm bem; em outros, não. Os conflitos e dificuldades fazem parte da nossa condição humana. Seja qual for a dificuldade, a perspectiva que nos deve mover é a de que a tribulação que enfrentamos é momentânea, mas a glória é eterna. Essas tribulações podem ser meios que vão servir para o nosso crescimento e amadurecimento. É Deus nos tirando do lugar comum! Se ficarmos fixados nas aflições do momento, no que vemos, não conseguiremos enxergar as bênçãos do processo e, até mesmo, a vitória final. Em tempos difíceis tendemos a nos mover pelas circunstâncias. Mas se formos ter foco simplesmente nos "fatos" ficaremos desesperados. Devemos considerar também que podemos estar equivocados na nossa visão desses fatos. Tudo é diferente, quando se tem fé. A fé nos faz ver os fatos sob outra ótica - a ótica da fé. Vai além das explicações lógicas. O que significa ter fé? O texto de Hebreus 11 relata a história de homens e mulheres que agiram pela fé, superando circunstâncias extremamente adversas. Realizaram grandes coisas porque creram. "A fé é a convicção segura de que alguma coisa que nós tanto desejamos vai acontecer. É a certeza de que o que nós esperamos está nos aguardando, ainda que não o possamos ver adiante de nós (...) Não se pode agradar a Deus sem fé, sem confiar verdadeiramente Nele. Qualquer um que queira ir a Deus deve crer que Ele existe, e que recompensará àqueles que sinceramente O procuram". (Hebreus 11:1-6) Fé é prosseguir na caminhada quando o que vemos pela frente são pedras e espinhos; é continuar crendo nas promessas de Deus, quando os "fatos" mostram o contrário.
As coisas fluem quando enfrentamos as dificuldades da vida alicerçados na fé em Cristo. Sempre haverá um milagre, uma porta aberta, um consolo, um livramento especial para aqueles que depositam a fé no Senhor. Algumas vezes, nós nos sentimos como no Salmo 121: "Olho para os montes e penso: Quem virá me socorrer? O Senhor virá me socorrer, O Senhor que criou os céus e a Terra. Ele não me deixará tropeçar ou cair. Ele vigia de perto cada um dos meus passos, sem cochilar". A Bíblia está cheia de relatos da intervenção divina, quando tudo indicava que não haveria mais salvação. Vejamos o que aconteceu com Pedro. Era madrugada, e Jesus foi ao encontro dos discípulos no barco, andando sobre as águas. Os discípulos gritaram de medo, pois pensaram que fosse um fantasma. Mas Jesus os acalmou, identificando-se. Pedro, então, gritou: "Jesus, se realmente é o Senhor, diga que eu vá caminhando por cima da água até onde o Senhor está." Jesus o mandou ir. Na maior fé, Pedro começou a andar no mar. No entanto, quando ele olhou em volta para as ondas altas, para as circunstâncias, ficou apavorado, começou a afundar e a gritar: "Senhor, salva-me". No mesmo instante, Jesus estendeu-lhe a mão e o salvou, dizendo: "Ó homem de pequenina fé, por que você duvidou?" É assim, querido leitor, se olharmos para as "ondas altas", que vêm sobre a nossa vida, vamos afundar. Continuemos olhando firmemente para Jesus!