sábado 04 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 04/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

‘A união faz a força’

02 julho 2023 - 05h00

Estamos conectados pelo poder da tecnologia, é verdade. Isso traz a sensação de que estamos interligados o tempo todo, juntos, unidos. O que não é verdade. É sabido que muitos casais não conversam mais como antes. Muitas vezes o casal está junto, mas cada um está com o seu celular, vendo ou postando mensagens. A família não se reúne mais para as refeições à mesa. Nem nos finais de semana. Infelizmente, hoje em dia, essa prática já se tornou ultrapassada. Os filhos, em geral, ficam em seus quartos participando desse mundo virtual, sem muito ou nenhum acompanhamento dos pais. Os relacionamentos estão fragilizados. Somos seres relacionais. Precisamos uns dos outros. Isolar-se não é sinal de sabedoria. A Bíblia ensina que na união Deus ordena a Sua bênção. O Salmo 133: 1-3 diz - "Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união (...) É como o orvalho do monte Hermom, que cai sobre os montes de Sião. Ali o Senhor concede a bênção da vida para sempre". O monte Hermom está localizado no extremo norte da terra de Israel. Dele desce, para as profundezas, o orvalho que brota da terra mais abaixo, dando início ao rio Jordão, o qual banha aquela terra. Do mesmo modo, a união gera vida. É bom que estejamos unidos, tanto na alegria quanto na dor. A famosa frase de Miguel de Cervantes, que ganhou posteriormente várias versões, faz muito sentido - "Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade". 
O grande líder, Neemias, baseou a sua liderança no trabalho conjunto e coletivo. Sozinho não conseguiria reconstruir os muros de Jerusalém em tempo recorde - 52 dias. Precisava de ajuda para alcançar o seu propósito, que seria bênção para ele e para todo o povo de Jerusalém. Então, tornou-se um grande construtor de "pontes" entre as pessoas, conforme lemos em Neemias 4:19-20 - "A obra é grande e extensa e estamos separados, distantes uns dos outros, ao longo do muro. Do lugar de onde ouvirem o som da trombeta, juntem-se a nós ali. Nosso Deus lutará por nós". A excelência de um líder está em ser um articulador do trabalho coletivo - juntar, unir as pessoas em torno de um propósito. Quando lemos o livro de Neemias, vemos que eles (os construtores) sofreram oposições; alguns desanimaram no decorrer da obra, e ainda havia a ameaça de uma batalha. Mas Neemias conseguiu unir o povo para que a obra fosse concluída. Quando ajudamos alguém a chegar, a alcançar um objetivo, uma meta, um desafio, também somos abençoados. Para que alguém chegue, outros precisam "segurar as cordas", isto é, dar o suporte necessário! 
Vivemos em um mundo cada vez mais hostil, e a união é o segredo que nos fortalecerá. Em Eclesiastes 4:9-10, o rei Salomão reforça o valor da união: "É melhor haver dois do que um, porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais. Se uma delas cai, a outra a ajuda a se levantar. Mas, se alguém está sozinho e cai, fica em má situação porque não tem ninguém que o ajude a se levantar". Não se trata especificamente da quantidade de relacionamentos, mas sim da qualidade. Sendo assim, valorizemos aqueles que estão sempre ao nosso lado nos ajudando a levantar, nos incentivando, nos fazendo refletir sobre os nossos atos; aqueles que se alegram com as nossas conquistas e vitórias, permanecendo conosco nos dias difíceis da vida. Antes de começarmos a construção dos "muros" - seja uma tarefa, ou uma grande obra, deveríamos iniciar a reconstrução de "pontes" entre nós - a ponte do diálogo, da compreensão, do perdão, da empatia, da efetiva solidariedade.