sábado 04 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 04/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Em tempos de crise

08 janeiro 2023 - 05h00

Havia fome na terra onde Isaque habitava. Não foi a primeira vez que isso tinha acontecido. Relata o livro de Gênesis que a primeira fome havia ocorrido nos dias de Abraão. (Gênesis 26:1-5) Havia uma crise instalada na terra; então, Isaque tomou a decisão de se mudar para outra região. Nessa época o Egito estava em alta; ali havia muita prosperidade. Isaque pensava que essa seria uma boa solução. Em tempos de crise queremos soluções rápidas. Mas não devemos nos movimentar a não ser que tenhamos uma revelação de Deus para nós. Não podemos nos mover pela necessidade, sem a direção do Alto. Quando as coisas vão mal em nossa vida, geralmente perguntamos: "Por que tenho que passar por isso? " "Senhor, por que estás permitindo tudo isso?" "O que o Senhor está fazendo comigo?" Isaque buscava uma forma melhor de viver ou sobreviver; por isso, o Egito surgiu como uma grande possibilidade. Conhecemos muita gente que deixou o seu país em busca de uma vida melhor. E não há nada de errado nisso, se Deus estiver dando essa direção! Todavia, muitos acabam trabalhando incansavelmente, sem que vejam muitos resultados de seu trabalho. 
Não sabemos se Isaque consultou o Senhor a respeito dessa decisão. Mas sabemos que o Senhor interveio na situação. Ele apareceu a Isaque em Gerar, dizendo-lhe que não fosse para o Egito. Gerar era um território filisteu que ficava próximo à fronteira egípcia. Ali era uma região fértil e bem regada. Era para Isaque permanecer ali, pois Deus o abençoaria e cumpriria a promessa que havia feito a Abraão, o pai de Isaque, de que daria aquelas terras aos seus descendentes. Dessa forma, Isaque decidiu obedecer à voz de Deus, ficando em Gerar. Ele fora até ali, porque Deus havia permitido. Mas não era para avançar mais, entrando no Egito. Não importa a crise, a situação, vamos orar e consultar o Senhor que se manifestará com a resposta certa. A ordem foi - "fique na terra que eu vou lhe mostrar". Deus pode-nos chamar para continuar enfrentando e suportando as dificuldades onde estamos; entretanto, temos a promessa das bênçãos do Senhor, onde estivermos, e da vitória que Ele já nos deu, se formos obedientes à Sua voz. Talvez, tudo isso não fizesse muito sentido para Isaque naquele momento de necessidade e crise. Mas ele tinha uma palavra, e era a palavra de Deus. Obedeçamos a Deus, mesmo que não estejamos entendendo o que Ele está dizendo ou fazendo. É interessante que o propósito de Deus é específico para cada um. Jacó, que foi filho de Isaque, anos mais tarde, foi para o Egito reencontrar o filho, José. Nessa época, José já era o governador do Egito. Jacó viveu bem no Egito por 17 anos, até a sua morte. Deus tem um plano e um tempo para tudo na nossa vida. O texto de Eclesiastes 3:1 confirma isso: "Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião". Não adianta querer antecipar os processos. Se formos forçar a transformação de uma crisálida em borboleta, não respeitando o tempo devido do processo, podemos matá-la. O tempo de amadurecimento, de esforço, exercitando as asas, deve acontecer naturalmente. Quando a borboleta está pronta, ela rompe o casulo e libera as asas. Aí pode voar. 
Muitas vezes manter viva a fé é difícil. Quando estamos atravessando um "deserto", queremos cortar caminho, chegar a um oásis o quanto antes. Jesus afirmou que aqui neste mundo passaríamos por muitas aflições, mas deveríamos ter bom ânimo. O Salmo 37:3-5 fala sobre confiar no Senhor e esperar Nele - "Confie em Deus, o Senhor, e faça o bem e assim more com toda a segurança na Terra Prometida. Que a sua felicidade esteja no Senhor. Ele lhe dará o que o seu coração deseja. Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele, e Ele o ajudará". Isaque habitou em Gerar num tempo de crise. Permaneceu ali e semeou naquela terra. Quando o contexto econômico está complicado, queremos guardar a semente em vez de semear. Todo mundo fica na expectativa, aguardando o que vai acontecer, para depois investir, não é mesmo? Pois bem! Isaque confiou na palavra que Deus deu a ele de que o abençoaria e semeou. Saibamos semear, sem reclamar, sem murmurar. Não falo apenas de semeaduras que envolvem dinheiro. Falo de semear um presente, uma palavra de encorajamento, uma oração, um bilhete ou uma mensagem de amor e carinho, uma atitude inusitada. Isaque semeou e naquele ano recolheu cem vezes mais, porque o Senhor o abençoava. (Gênesis 26:12-13) Seja em tempos bons ou em tempos de crise, quem semeia colhe! É só uma questão de tempo.