segunda 06 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 05/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

‘Não tenham medo; tenham fé’

28 agosto 2022 - 05h00

Quando lemos os evangelhos, vemos que Jesus dizia recorrentemente - "Não tenham medo; tenham fé". Mas muitas vezes sentimos medo diante de situações difíceis que temos que enfrentar. Sabemos que Deus nos ama e cuida de nós. Todavia, quando as lutas vêm, ficamos temerosos. É verdade que não deveria ser assim; por isso, Jesus nos lembra sempre que temos que substituir o medo pela fé. Quando estamos cheios de fé, ficamos tranquilos, seja qual for o problema. Não nos desesperamos. O rei Davi, no Salmo 13, demonstra essa fragilidade tão humana em seu cântico: - "Senhor, até quando Te esquecerás de mim? Para sempre? Até quando me voltarás as costas no tempo da dificuldade? Até quando as dúvidas tomarão conta de minha alma? Até quando o meu coração ficará cheio de tristeza?" (Salmo 13:1-2) Temos que lembrar que essas palavras estão saindo da boca de alguém que já tinha um currículo vitorioso, que era conhecido por enfrentar e vencer o gigante Golias, vencer ursos, leões, e os exércitos inimigos. Alguém que já tinha uma longa caminhada de fé no Senhor. Mas mesmo os grandes têm momentos de fragilidade. Assim, Dav se enche de fé e canta: "Eu confio no teu amor; o meu coração ficará alegre, pois Tu me salvarás. E, porque tens sido bom para mim, cantarei hinos a Ti, ó Senhor". (Salmo 13:5-6) 
Jesus questiona a fé dos discípulos, quando estavam no barco, enfrentando uma forte tempestade, de modo que a embarcação ameaçava naufragar, enquanto Ele dormia tranquilamente. Os discípulos gritaram - "Mestre, você está aí dormindo, e nós estamos aqui quase morrendo. Será que não se importa conosco?" O Mestre, calmamente, olhando para eles, respondeu: - "Por que vocês estão com tanto medo? Não têm fé em Mim?" (Mateus 8:23-27) Olhando para aqueles homens tão experimentados na vida, mas tão inexperientes na fé, Jesus deu fim ao problema. Levantando a mão, ordenou o fim da tempestade. E o sol voltou a brilhar! Com Jesus aprendemos: "Quem tem fé fica tranquilo". E esse é um caminho de equilíbrio que devemos buscar sempre. Ao sentirmos que o medo quer nos dominar, vamos alimentar a nossa fé, louvando a Deus, orando e declarando a Sua Palavra viva. Quando as "tempestades" vêm sobre a nossa vida, podemos ficar revoltados, tristes e desanimados. Mas existe um caminho melhor - o caminho da fé. As "tempestades" aparecem na vida da gente de forma inesperada, em local e momentos inoportunos, muitas vezes. Podem vir através de uma doença, de um problema conjugal, de problemas familiares, de dificuldades financeiras, do desemprego, da solidão, dos desencontros da vida. Olhamos para o nosso quadro pessoal e não conseguimos enxergar uma saída. Em Marcos 5:35-43 está registrada a história da ressurreição da filha de Jairo. Ele era um homem de projeção na cidade de Cafarnaum, chefe da sinagoga, que insistiu, jogando-se aos pés de Jesus, para que o Mestre fosse até a sua casa e impusesse as mãos sobre a sua filhinha, para que ela fosse curada, inicialmente. Ele recorreu a Jesus e foi com Jesus. Pelo caminho viu a cura da mulher do fluxo de sangue, que foi curada depois de tocar na capa de Jesus, a quem o Mestre disse: "Minha filha, você sarou porque teve fé. Vá em paz, você está livre do seu sofrimento". E foram 12 anos de sofrimento! Jesus ainda estava falando, quando chegaram os empregados de Jairo, trazendo a notícia de que a filha dele havia morrido. Podemos imaginar o desespero daquele pai, que ouviu de Jesus: "Não tenha medo; tenha fé". Jesus não levou aquela má notícia em conta. O ambiente da casa de Jairo era de choro, gritaria, confusão, e de zombaria, quando Jesus afirmou que a menina não havia morrido, mas que apenas estava dormindo. Jesus precisou mandar que aquelas pessoas, que estavam duvidando, saíssem, ficando apenas os três discípulos mais chegados e os pais da menina. Então, pegando a mão da menina, disse: "Menina, eu digo a você, levante-se". E, no mesmo instante, a menina se levantou, andou, e todos ficaram admirados. O texto seguinte conta que Jesus não pôde fazer muitos milagres em Nazaré, onde morava, a não ser curar alguns doentes, porque ali não havia um ambiente de fé. "E ficou admirado com a falta de fé que havia ali". (Marcos 6:5-6) A fé é a matéria-prima do milagre!