sábado 04 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 03/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

O Pai Eterno

13 agosto 2023 - 05h00

Há filhos que não conhecem seus pais. Existem filhos que, embora saibam quem são eles, não tiveram a presença e a influência da figura paterna no decorrer da vida. Há filhos que sentem a falta do pai que já partiu para a eternidade; todavia, continua presente em suas memórias e em seus corações. Neste dia, muitos estão relembrando os bons momentos passados com seus pais, chorando de saudades, mas agradecidos por terem desfrutado da importante presença deles! Que falta faz um pai! Pesquisas mostram que as novas gerações têm "fome" de pai. Isso significa que muitos filhos sofrem com a ausência física e/ou psicológica de seus pais. Um dos meus textos favoritos da Bíblia é a história do filho pródigo, contada por Jesus em forma de parábola. Quanto amor tinha aquele pai pelos filhos! Tanto pelo que ficou em casa, fiel ao pai, cuidando das coisas da casa, quanto pelo que abandonou tudo para viver dissolutamente. A diferença é que o filho mais velho nunca soube desfrutar profundamente do amor de seu pai. Tinha tudo ao seu dispor, mas vivia como se nada tivesse. O pai sempre aguardou pela volta do filho que havia partido, dia após dia. Até que em um certo dia, depois de ter passado por muito sofrimento, o filho pródigo retornou ao lar; e de longe o pai o avistou, recebendo aquele filho faminto, maltrapilho, arrependido, com alegria e festa. Assim é Deus, o nosso Pai. Sabemos que o ser humano tem a necessidade de pertencimento. Ter uma família, ter pais que amam, educam, corrigem, influencia muito no desenvolvimento de uma criança, na construção de sua autoestima. Os pais são os primeiros referenciais de uma criança. E a ausência da figura paterna pode desencadear muitos problemas emocionais. O amor de um pai deveria ser parecido com o amor de Deus, o nosso Pai. Deus é Pai, que ama, protege, corrige, ensina os seus filhos, gasta tempo com eles, exatamente porque os ama. Mas nem sempre acontece dessa forma com os pais terrenos. Os pais são de carne e osso. Eles falham. Mas um pai faz muita falta! Pai é pai. A gente só quer ter um bem pertinho para nos amar e apoiar.
O relacionamento de Jesus com Deus era de filho. Por ocasião de seu batismo, Jesus viu o céu se abrindo e ouviu a declaração de amor do Pai para Ele: "Tu és o meu Filho querido e me dás muita alegria". Filipe, o discípulo, pediu em certa ocasião que Jesus lhes mostrasse o Pai. É muito triste passar por essa vida sem conhecer profundamente o Pai! Ao que Jesus lhe respondeu: "Faz tanto tempo que estou com vocês, Filipe, e você ainda não me conhece? Quem me vê, vê também o Pai. Por que é que você diz: "Mostre-nos o Pai?" Será que você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? (João 14:8-11) Jesus é a perfeita revelação de Deus-Pai! Sabemos bem quem é o Pai através das obras do Filho! Jesus usou o termo "ABA" (papai), que na língua aramaica expressava uma relação íntima e de completa dependência do filhinho em relação ao seu papai. (Marcos 14:36) No momento de grande angústia e aflição, no Getsêmani, prestes a enfrentar a cruz, Jesus recorreu a seu papai, que não o livrou da cruz, mas fortaleceu o seu espírito para enfrentar todo o sofrimento que viria pela frente. Na parábola do Filho Pródigo, o filho sabia que tinha para onde voltar, para a casa de seu pai, o seu lugar de pertencimento. Ele julgava que pelos seus malfeitos não era mais digno de ser chamado de filho. Todavia, ele se enganou quanto ao amor e caráter de seu pai, que o recebeu cheio de amor, com honras e festa, porque o seu filho amado, que estava perdido, havia voltado ao lar! Que alegria para aquele pai! Que alegria para aquele filho! Nessa parábola vemos a expressão do amor de Deus. Ele nos ama sempre, assim como nos corrige, quando necessário! O pai amoroso da parábola respeitou a decisão do filho. Mas não desistiu dele! Ficou dia após dia aguardando o retorno do filho tão amado! Finalmente, o dia chegou! Deus é Pai! Ele é pai para aqueles que não puderam desfrutar da presença de um pai; Ele é pai para aqueles cujos pais deixaram uma ferida profunda na alma; Ele é pai para aqueles que foram rejeitados; Ele é Pai para todos aqueles que querem ser filhos Dele, conforme lemos em João 1:11-12 - "Veio para os seus, mas os seus não o receberam. Mas a todos quantos O receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber, aos que creem no seu nome". Vivamos como filhos amados!