segunda 06 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 05/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

O primeiro lugar

11 setembro 2022 - 05h00


A nossa agenda fala muito sobre as nossas prioridades. Muitas vezes dizemos que não temos tempo para determinadas coisas; todavia, o que pode estar acontecendo, na verdade, é uma má administração do tempo. Os nossos esforços, o nosso empenho, ao iniciar o dia, e no decorrer dele, mostram quais são as nossas prioridades. E, nesse sentido, damos muitas justificativas para o que não queremos fazer. "Ah! Eu não tenho tempo para isso!" Assim, vamos procrastinando tarefas, ou mesmo, ignorando-as. Reconhecer que não estamos utilizando bem o tempo que Deus nos deu, estabelecendo prioridades, já é um passo importante para a mudança. Mas só isso não é suficiente! Precisamos enfrentar o problema e, simplesmente, começar a fazer o que precisamos fazer! A nossa agenda não costuma mentir. Se queremos ter mais da presença de Deus em nossa vida, por exemplo, mas não reservamos tempo na agenda para essa busca, estamos mentindo para nós mesmos. Se queremos abençoar pessoas através da oração; entretanto, não reservamos tempo em nossa agenda para isso, também estamos nos enganando. Se desejamos ter relacionamentos saudáveis, mas não investimos tempo e energia para isso, não conseguiremos alcançar esse objetivo. Se queremos ser pessoas mais organizadas, mas não destinamos tempo diariamente, ou semanalmente, organizando as nossas coisas, também ficaremos a ver navios. Se dizemos que amamos o trabalho voluntário, e nunca há espaço em nossa agenda para isso, a afirmação não se sustenta. A nossa agenda diz onde está o nosso tesouro. 
Em Lucas 12:22-31, Jesus ensina os seus discípulos que eles não precisam ficar aflitos, procurando sempre o que vão comer e vestir, que são consideradas necessidades básicas. "O Pai de vocês sabe que vocês precisam de tudo isso". (v.29) "Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus, e Deus lhes dará todas essas coisas". (v. 31) A gente fica preocupada com muitas coisas, porque a nossa prioridade está no lugar errado! Em seu tempo aqui na Terra, Jesus tinha necessidade de estar em comunhão com o Pai, assim como nós também temos essa necessidade. Em seu curto ministério, sempre acompanhado de muita gente, tendo que ensinar, curar, libertar, salvar, Jesus sempre teve tempo em sua agenda para estar sozinho em oração com o Pai. Conta-se a respeito de Martin Luther King que ele não era ocupado demais para que deixasse de orar. Jesus alertou Marta, irmã de Maria e Lázaro, a respeito do que deve ser prioridade na nossa vida, enquanto cristãos: "Marta, Marta, você está agitada e preocupada com muitas coisas, mas apenas uma é necessária! Maria escolheu a melhor de todas, e esta ninguém vai tomar dela!" (Lucas10:41-42) A maioria de nós pode-se identificar com Marta. Verdadeiramente, corremos de uma atividade para outra, mesmo em casa, ficando muitas vezes cansados e estressados. Afinal de contas, precisamos trabalhar, e o trabalho tem que ser feito! Jesus não está aqui desvalorizando o trabalho. O trabalho deve ser bênção em nossas vidas. Todavia, quando ele ocupa todo o nosso tempo, transformando-se em prioridade, estamos invertendo a ordem das coisas; consequentemente, podemos ter muitos problemas, inclusive, de saúde. Receber bem os hóspedes, aqueles que nos vêm visitar, é muito importante! A hospitalidade é um dom de Deus! E deve ser praticada pelos cristãos! Realizar as tarefas diárias também faz parte da vida! Mas Jesus ressaltou com veemência que a excessiva preocupação de Marta com o trabalho doméstico, naquele momento tão especial, não lhe fazia nenhum bem. O que tem sido a sua prioridade? Como você começa o dia? Correndo? Durante muitos anos, eu comecei o dia assim! Hoje, avalio que não foi uma boa escolha! Não podemos modificar o passado. Mas podemos começar a escrever uma nova história! Maria escolheu a melhor parte ficando aos pés de Jesus, ouvindo a Sua Palavra. Mas Marta achou aquilo uma afronta. Para estarmos mais tempo na presença de Deus, talvez tenhamos que deixar de fazer coisas que muitos consideram importantes. Talvez tenhamos que parar um pouco, enquanto muitos estão correndo. Provavelmente, teremos que dizer alguns "nãos" para a nossa agenda. Ou, simplesmente, organizá-la melhor, com mais equilíbrio. Mas, seja como for, nada é mais importante do que o tempo que passamos com Jesus. Que tempo precioso!