sábado 04 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 04/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Ordem na casa

09 julho 2023 - 05h00

Frequentemente precisamos fazer uma avaliação da nossa vida. Se nessa avaliação verificamos que as coisas estão fora de ordem, precisamos colocá-las em ordem. Os nossos pensamentos precisam ser colocados em ordem para que pensemos coisas boas, edificantes e construtivas. As nossas emoções precisam ser colocadas em ordem para que não nos desequilibrem e nos levem a tomar decisões errôneas. Os nossos relacionamentos precisam estar em ordem, para que vivamos bem e em paz com todas as pessoas, sempre que depender de nós, perdoando-nos mutuamente. Precisamos estar em ordem com as nossas contas, não devendo nada a ninguém a não ser o amor. O nosso trabalho deve estar em ordem também. Precisamos evitar a procrastinação, as justificativas, a falta de organização, trabalhando diligentemente. A casa onde moramos precisa estar limpa, organizada, sem acúmulo de coisas desnecessárias. Enfim, precisamos resolver as pendências sempre que possível, porque, de repente, tudo pode mudar.
O rei Ezequias foi um dos maiores reis de Judá no tempo do profeta Isaías. Era filho de um rei perverso, Acaz. Assumiu o trono jovem, com 25 anos, conduzindo o povo de volta para Deus, fazendo o que era reto diante do Senhor. O texto de II Reis 18:5-6 diz: "Ezequias confiou no Senhor, o Deus de Israel; Judá nunca teve um rei como ele, nem antes nem depois daquela época. Ezequias ficou ligado com o Senhor e nunca desobedeceu a Ele, mas guardou cuidadosamente todos os mandamentos que o Senhor Deus tinha dado a Moisés". No ano catorze de seu reinado, entretanto, Senaqueribe, rei da Assíria, atacou todas as cidades de Judá, que eram cercadas de muralhas, e as conquistou. Quando Ezequias se viu em grande dificuldade, com o coração angustiado, ele foi para o templo. Vestiu-se com roupas de pano grosseiro, foi de forma humilde buscar a ajuda do Senhor. O profeta Isaías não estava no templo naquele momento; então, o rei mandou-lhe uma carta em que pedia para que o profeta orasse por ele e pelo país. Isaías não apenas orou como também mandou uma mensagem, dizendo que Ezequias não devia temer. A tribulação persistiu. Dessa forma, Ezequias voltou ao templo, agora para orar ele mesmo. Ezequias orou e Deus lhe respondeu. Senaqueribe, o rei orgulhoso, não continuaria prosperando em seus planos, seria derrotado. Ezequias, nesse sentido, é um exemplo do que devemos fazer diante das dificuldades que enfrentamos - buscar a Deus, orar, confiar na ação Dele em nosso favor, recorrer à nossa comunidade de fé, buscando intercessão e ajuda. 
Enquanto Ezequias lidava com todos esses problemas, ele teve que lutar também com uma crise pessoal: "Por esse tempo, o rei Ezequias ficou doente e quase morreu. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e disse: -"O Senhor Deus diz: "Ponha as suas coisas em ordem porque você não vai sarar. Apronte-se para morrer. Então Ezequias virou o rosto para a parede e orou assim: - "Ó Senhor Deus, lembra que eu tenho te servido com fidelidade e com todo o coração e sempre fiz aquilo que querias que eu fizesse. E chorou amargamente." (II Reis 20:1-3) Ezequias tinha uma doença grave, e a morte era iminente. Por isso, a palavra para ele foi para que colocasse a casa em ordem. Os registros bíblicos mostram que o Senhor ouviu a oração de Ezequias, viu as suas lágrimas, e de imediato veio a resposta. O profeta Isaías voltou com a seguinte palavra - "Ponham uma pasta de figos em cima da úlcera do rei, e ele ficará bom". (II Reis 20:7) Deus em Sua graça e misericórdia atendeu ao clamor do rei Ezequias, que tinha um memorial de fidelidade e serviço ao Rei dos reis. Além disso, havia um coração rendido e contrito diante do Senhor. Jesus nos ensinou que se buscarmos o reino de Deus e a Sua justiça, todas as demais coisas nos serão acrescentadas, no tempo certo. (Mateus 6:25-33) Isso significa que devemos entregar os problemas e preocupações ao nosso Pai, através da oração. Temos limitações, sim. Mas o nosso Deus é ilimitado e diz que somos mais que vencedores. Você pode transpor todos os obstáculos, vencer as lutas da vida, porque Jesus o fortalece. (Filipenses 4:13) Colocar as coisas em ordem em qualquer fase da vida é salutar. Peça ao Senhor coragem e sabedoria para mudar o que é necessário. Comece sempre de dentro para fora. Mas comece!