quarta 08 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 08/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Um estilo de vida

01 outubro 2023 - 05h00

"Ache belo tudo o que puder. A maioria das pessoas não acha belo o suficiente". Esse é um dos trechos de uma das cartas escritas por Vincent Van Gogh ao seu irmão, Theo, em 1874. Como falamos na semana passada, Van Gogh sofria de sérios transtornos mentais; mas tinha uma alma contemplativa. Talvez, isso o tenha transformado no pintor tão profundo e criativo, pouco reconhecido em vida, é verdade! No Brasil e no mundo os casos de transtornos de ansiedade são crescentes. Todos nós estamos sujeitos, ao longo da vida, a ter um transtorno mental. E precisamos procurar ajuda! Todavia, podemos cultivar um estilo de vida que muito pode fazer por nossa saúde mental, de acordo com os ensinamentos bíblicos. Confiar em Deus e descansar em Seus cuidados é a base de tudo. Jesus falou sobre a ansiedade, o excesso de preocupação com as coisas da vida. E, nesse sentido, foi categórico - "Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades". (Mateus 6:34) Jesus está ensinando aqui que podemos "governar" os nossos pensamentos e sentimentos antes que eles nos governem! Se dermos conta do dia de hoje, já podemos estar satisfeitos. Jesus confiava e descansava nos cuidados de seu Pai; por isso, em meio a uma grande tempestade, Ele conseguia dormir tranquilamente. 
Um outro aspecto a ser considerado para cultivar uma boa saúde mental é a contemplação. Vivemos em tempos de correria. O mundo contemporâneo funciona assim. Todos estão correndo para dar conta de alguma demanda. Mas não precisamos nos conformar com isso. Podemos fazer pausas em meio às atividades diárias para "contemplar", apreciar, olhar com admiração e gratidão; observar atentamente. No Sermão do Monte, Jesus faz um convite aos que O ouviam - "Vejam os passarinhos que voam pelo céu"... "Vejam como crescem as flores do campo"... Jesus era um atento observador, contemplador, das coisas ordinárias, da natureza, o que o tornava um excelente contador de histórias, já que usava muitos fatos do cotidiano para se dirigir a seus interlocutores. Ele via o extraordinário de Deus no ordinário da vida. Acrescento à contemplação a gratidão. Exercitar a gratidão é importante para a nossa saúde mental. Jesus sempre orava agradecendo, em primeiro lugar. Por pior que seja a situação, sempre há algo pelo qual podemos agradecer a Deus. Um dos grandes problemas do ser humano é a comparação. Ficamos nos comparando com as outras pessoas, pensando que elas, sim, vivem uma vida extraordinária! Enquanto isso deixamos de valorizar e aproveitar o que temos. 
Fazer o bem, compartilhar com alegria, ajudar, participar de um projeto relevante, produzir algo bom, ter amigos verdadeiros, tudo isso também pode nos ajudar a cultivar uma boa saúde mental. O menino, que tinha apenas 5 pães e 2 peixinhos e se dispôs a partilhar/compartilhar o que tinha, foi coadjuvante de uma grande multiplicação. A matemática de Deus é diferente - quem divide, partilha, compartilha, acha o caminho da multiplicação. Tenhamos essa disposição! Fazer o bem não é bênção só para os outros, mas para nós mesmos. É uma alegria inexplicável que sentimos! Abençoando somos abençoados! Finalizo com as palavras sábias do grande apóstolo Paulo, em Filipenses 4:6-7: "Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo".