sábado 04 de maio de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 04/05/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Coluna

Uma nova história

16 janeiro 2023 - 20h40


"Virar a página" é uma expressão popular que tem o sentido de deixar o passado para trás, dando lugar a coisas novas, seguir em frente, começar um novo ciclo, entre tantos outros significados possíveis. Diante de uma mudança inesperada, não é algo tão fácil assim de ser feito. Precisamos aliviar as tensões da mudança, procurar entender e absorver o que aconteceu, lidar com sentimentos dolorosos e conflitantes, reorganizar as ideias. Isso muitas vezes requer passar por um processo até que as coisas se estabilizem. Normalmente, queremos respostas. Mas nem sempre as temos. Seguir em frente é um desafio. Mas o quanto antes pudermos aceitar que isso é necessário menos sofreremos. Desapegar-se do passado, dando lugar a um novo ciclo em nossa vida, é salutar. 
É preciso aceitar que a vida segue, quer queiramos ou não. E nisso consiste parte da beleza da vida. Quando perdemos alguém de nossa família, temos que passar pelo processo doloroso do luto, que para alguns pode ser mais rápido; para outros, longo, podendo-se estender por muito tempo. Toda perda é um luto. De qualquer forma, temos que superar e retomar a nossa vida. Se um projeto foi malsucedido, da mesma forma temos que seguir, avaliando as causas de seu insucesso, procurando fazer de forma diferente da próxima vez. Estamos sempre aprendendo! Se erramos, precisamos corrigir os erros. Os erros do passado devem servir como uma lição para o futuro. Mas não nos devem impedir de avançar. Os primeiros discípulos de Jesus, depois de sua morte, ficaram desanimados, sem esperança, sem perspectivas. Tudo parecia perdido! Lembremos do apóstolo Pedro. Durante muito tempo, ele foi um fiel seguidor de Jesus. Tinha um temperamento intempestivo, audacioso. Ele deu respostas maravilhosas em muitos momentos, quando arguido por Jesus. No entanto, ficou com medo, quando Jesus foi preso, e negou que O conhecia. Logo após a morte de Jesus, voltou ao antigo ofício, pescando de novo no Mar da Galileia. Isso não parece um retrocesso? Mas os planos de Deus não são frustrados. Ali mesmo experimentou um milagre maravilhoso do Cristo ressurreto. Depois de uma noite inteira trabalhando (Pedro e outros seis discípulos), sem resultado, Jesus lhes apareceu e disse: "Joguem a rede do lado direito do barco, que vocês acharão peixe". Eles sabiam que era Jesus. Todavia, não tinham coragem de perguntar. Conforme Jesus havia dito, aconteceu. Pegaram grande quantidade de peixes, 153 peixes grandes. (João 21:1-14) Naquele lugar Jesus restaura a vida de Pedro. Quando nada mais fazia sentido, Jesus o alcança, caminha com ele pela praia, e faz a Pedro uma pergunta: "Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros me amam? ". - "Sim, o senhor sabe que eu o amo, Senhor!", respondeu ele. Então Jesus lhe disse: - "Tome conta das minhas ovelhas". Por três vezes Jesus insistiu, até que, finalmente, Pedro aceitou a missão dada por Jesus. (João 21:15-19) Pedro estava começando uma nova história!
Algum tempo depois, na escolha de um substituto para o lugar de Judas Iscariotes, já podemos ver um Pedro que "virou a página" de seu desânimo, de seus fracassos, e seguiu na sua missão de fé. (Atos 1:12-26) Tornou-se um líder, um servo humilde, disponível e obediente a Jesus até a morte. O apóstolo João termina o seu evangelho com a história da restauração de Pedro. O nosso presente pode estar ruim, a nossa vida parece ter perdido o sentido, os sonhos podem ter desabado; seja o que for, precisamos "virar a página" e recomeçar. O apóstolo Paulo traz uma preciosa lição sobre isso - "esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus..." (Filipenses 3:13-14) "Virar a página" é preciso! Certamente, Deus nos dará um caminho novo de amor e graça.