quarta 21 de fevereiro de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 21/02/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cultura

CEU das Artes Vila Nova União terá Recital de Natal com orquestra de cordas nesta sexta

Orquestra de cordas fará apresentação gratuita às 19h30, com a participação dos alunos que estudam música orquestral pelo projeto Concertare

15 dezembro 2022 - 17h20Por De Mogi

Por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado, a Orquestra de Cordas Concertare tem levado a cultura da música de concerto aos mais de 80 alunos do CEU das Artes (Centro de Artes e Esportes Unificado) Vila Nova União, em Mogi das Cruzes. E o aprendizado será colocado em prática nesta sexta-feira (16), quando um Recital de Natal, com a participação das crianças do projeto e também do quarteto de cordas de professores, se apresentará gratuitamente às 19h30, no mesmo local onde são realizadas as aulas.

Violinista, professora e ex-coordenadora do núcleo de cordas da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, Raquel Dias dá detalhes do projeto. “É uma mostra do que foi desenvolvido, do que temos trabalhado com os alunos desde setembro”.

Em um primeiro momento, diz ela, as aulas não tiveram instrumentos, e sim se voltaram “à musicalização, preparação para que os alunos pudessem receber os equipamentos”. Foi em outubro que os alunos tiveram contato com a viola, o violino e o violoncelo. E em tempo recorde foi possível preparar um recital, que é composto por tudo o que “eles vêm praticando nas aulas”.

São “exercícios”, os primeiros ensaios que no futuro se tornarão “músicas mais elaboradas”, explica Raquel. “Geralmente as escolas e projetos musicais fazem duas apresentações no ano, no fim de cada semestre, para mostrar o que foi desenvolvido e trabalhado nesses meses. É o que faremos”.

E ela continua, em defesa dos motivos natalinos. “Como estamos em dezembro, aproveitamos para unir as duas coisas. O auditório onde as crianças vão se apresentar estará todo enfeitado com temas de Natal, e nós, professores, faremos a abertura assim também, em clima de fim de ano”.

A ideia é comemorar a visível “evolução dos alunos, apesar do pouco tempo de aulas”.  Talvez o maior desenvolvimento tenha sido na “parte comportamental”, avalia Raquel. “A gente já vê crianças mais concentradas, ajudando umas às outras. Estamos vendo uma conscientização melhor”.

Isso é resultado da “metodologia Suzuki” aplicada nas aulas. Mais do que ensinar música, a proposta do projeto Concertare é familiarizar o público infantil com a música de concerto, orquestral, “algo ainda bem distante da realidade das crianças do CEU das Artes”.

“Nessa metodologia, a criança desenvolve aquilo que tem no ambiente, então talvez por isso para muitas crianças seja ainda difícil, porque este tipo de música não está inserido no dia a dia dela. Esse é nosso objetivo: inserir cada vez mais esse contexto, esse universo, na vida delas, tanto através das aulas como por outros meios”, finaliza Raquel, que antes dos alunos se apresentará com os professores do projeto, na abertura da noite.

Serão dois violinos, uma viola e um violoncelo, para tocar músicas natalinas. E na sequência sobem ao palco os alunos de oito turmas, sendo quatro de violino, uma de viola e uma de violoncelo do período da manhã, e a mesma quantidade do período da tarde.

*O projeto da Orquestra de Cordas Concertare é viabilizado por meio da parceria entre a “Concertare Produções Artísticas”, empresa que inscreveu o projeto no ProAC, do Instituto Sementinha, da Secretaria Municipal de Assistência Social e do CEU das Artes Nova União.

Deixe seu Comentário

Leia Também